EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Internacional

De Viana para a Europa: Abel Dantas nomeado para fórum consultivo da Comissão Europeia sobre IA

Rádio Alto Minho

20 Julho 2026, 14:55

Acessibilidade

Publicidade

O docente e investigador da FEUP, natural e residente em Viana do Castelo, integra o restrito grupo de especialistas que vai aconselhar a União Europeia na implementação do histórico "AI Act"

O nome de Viana do Castelo ganha uma nova projeção no palco da tecnologia e da regulação europeia. Abel Dantas, investigador e docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi oficialmente nomeado pelo Gabinete de Inteligência Artificial da Comissão Europeia para integrar o AI Act Advisory Forum.

Este fórum consultivo tem como missão fundamental aconselhar as instituições europeias na aplicação prática do AI Act (Regulamento Europeu da Inteligência Artificial), a primeira legislação abrangente sobre esta matéria a nível mundial.

Natural e residente na “Princesa do Lima”, Abel Dantas é Professor Assistente Convidado no Departamento de Engenharia Informática da FEUP e desenvolve a sua atividade de investigação na área dos sistemas distribuídos.

A sua nomeação, de caráter individual, é o culminar de um percurso académico e profissional de excelência. Além do seu trabalho na academia, Abel Dantas é membro-fundador da Cooptech, uma cooperativa tecnológica que reforça a sua ligação à inovação prática e à sociedade civil.

O fórum reúne um grupo de elite composto por especialistas da academia, da indústria e da sociedade civil. O objetivo é garantir que a implementação das novas regras europeias para a Inteligência Artificial seja feita com rigor técnico, respeitando princípios éticos e promovendo a segurança dos cidadãos da União Europeia.

Abel Dantas já participou na primeira reunião de trabalho, que decorreu no passado dia 19 de junho, onde se começaram a traçar as linhas mestras para a supervisão dos sistemas de IA em território europeu.

Para Viana do Castelo, a presença de um dos seus cidadãos num órgão de tamanha relevância internacional é motivo de particular satisfação. A nomeação não só valida a qualidade da investigação produzida em Portugal, nomeadamente na FEUP, como coloca um vianense no centro das decisões que irão moldar o futuro digital da Europa.

Na FEUP, onde desenvolve investigação no âmbito do Programa Doutoral em Engenharia Informática (PRODEI), Abel Dantas continuará a lecionar, cruzando o conhecimento de ponta que agora partilha em Bruxelas com a formação das novas gerações de engenheiros portugueses.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - adam

Publicidade

Rádio Alto Minho - Despertar

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade