Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Dupla de designers vianense cria joias sustentáveis para Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Rádio Alto Minho

05 Janeiro 2022, 14:49

Acessibilidade

Publicidade

Lia Gonçalves é designer de joias. Sílvia Araújo é designer e investigadora na área da moda. Juntas, criaram a coleção ENSAIO, uma linha exclusiva de joalharia sustentável que pode ser vista no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.

As peças resultaram de um desafio lançado pelo MAAT e a AORP – Associação Portuguesa de Ourivesaria e Relojoaria e integram a mostra “Portuguese Jewellery X MAAT: Rethink. React. Reshape”.

“O objetivo é sensibilizar para a emergência da ação climática e da moda sustentável através da adoção de conceitos de produção e materiais mais sustentáveis”, explicam as autoras. As peças da coleção ENSAIO misturam prata reciclada, obtida através do reaproveitamento de peças usadas, e celulose bacteriana, um polímero natural, biodegradável e renovável, que pode ser produzido e otimizado em laboratório para diferentes aplicações, desde a moda aos cosméticos, passando pelo setor alimentar e até na medicina.
A ideia, revelam, é lançar o repto de que “no design, como na natureza, nada se perde, tudo pode ser transformado”.

“Neste caso, o que acontece é que a celulose é usada como complemento estético, mas, devido às suas características, acaba por se degradar naturalmente com o uso da joia. Esta dimensão é imprevisível e permite que a peça adquira novos desenhos à medida que é manuseada pelo usuário. É um processo de cocriação”, destaca Lia Gonçalves. Já para Sílvia Araújo, que está a realizar um doutoramento em torno da aplicabilidade da celulose bacteriana ao design de moda, “mais do que testar uma via de investigação, este convite foi uma oportunidade para criar pontes e promover soluções criativas para o futuro”.

As peças assinadas pela dupla de vianenses permanecerão no MAAT durante um ano, onde terãotambém venda exclusiva.
A mostra “Portuguese Jewellery X MAAT: Rethink. React. Reshape” reúne, no total, seis marcas nacionais de joalharia que trabalharam em parceria com outros criadores, com o intuito de aliar o metal a outros materiais num conceito upcycling. Todas as propostas em exposição foram desenvolvidas em exclusivo para a iniciativa.

Lia Gonçalves é natural de Vila de Punhe. Licenciou-se em design de joalharia na ESAD, onde também fez o mestrado em Design de Produto. Embora tenha começado por contactar com o mercado da filigrana, o seu trabalho baseia-se numa abordagem contemporânea à joalharia de autor, com inúmeras presenças em eventos, feiras de projeção internacional e lojas de autor em Portugal e no estrangeiro.

Em 2021, para assinalar 10 anos da marca homónima, abriu o seu primeiro espaço físico de venda ao público em Viana, onde também reside e tem o seu atelier. É a primeira concept store na cidade inteiramente dedicada a criadores nacionais de joalharia contemporânea.

Sílvia Araújo é natural de Cardielos. Licenciou-se em Design de Moda pela Universidade da Covilhã e atualmente encontra-se a finalizar o doutoramento em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
Interessada no trabalho de investigação e, particularmente, por questões ambientais, como a sustentabilidade, está focada no estudo e desenvolvimento da celulose bacteriana para aplicação ao design de moda.

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Mais Optica

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Intermarché Mazarefes
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - HABITUAL
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - CAMBÃO MOBILIÁRIO
Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - ADECCO

Publicidade

Rádio Alto Minho - EuroStyle
Rádio Alto Minho - SAUVECEL
Rádio Alto Minho - CityMed Noticias

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade