Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

EDP vai instalar primeira turbina eólico ao largo de Viana do Castelo no fim do verão

Pedro Xavier

19 Julho 2019, 13:28

Acessibilidade

Publicidade

O consórcio liderado pela EDP que está a desenvolver o parque eólico offshore Windfloat Atlantic iniciou na quarta-feira a instalação da primeira de três turbinas eólicas nas plataformas flutuantes que ficarão localizadas ao largo de Viana do Castelo.

Em comunicado, a EDP Renováveis, que detém 54,4% do consórcio (a Engie, Repsol e Principle Power são os restantes acionistas), revela que a instalação do aerogerador está a ser feita no porto de Ferrol, em Espanha, e durará várias semanas. Depois, a plataforma, já com a torre eólica instalada, será transportada no fim do verão por mar até Viana do Castelo.

“É um marco importante para o projecto WindFloat Atlantic e para o sector da energia eólica offshore, dado tratar-se da maior turbina alguma vez instalada numa plataforma flutuante”, realça uma nota de imprensa da EDP.

“As três turbinas que irão compor o parque eólico serão montadas em plataformas flutuantes amarradas ao leito marinho, para uma capacidade instalada total de 25 MW, o equivalente à energia consumida por 60 mil casas ao longo de um ano”, indica a EDP.

As turbinas, cada uma com cerca de 8 MW de capacidade, são as maiores alguma vez usadas em plataformas flutuantes para a produção de energia eólica no mar, segundo a EDP.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade