Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Elevador de Santa Luzia regista “maior utilização de sempre” em agosto

Rádio Alto Minho

11 Setembro 2018, 18:09

Acessibilidade

Publicidade

O elevador que liga Viana do Castelo ao monte de Santa Luzia, contíguo àquela cidade, registou, em agosto, a "maior utilização de sempre" ao transportar 52.085 mil passageiros". A Câmara diz que "com estes números a infraestrutura assegurou um aumento de 9,05% em relação a agosto de 2017".

“No mês passado, o funicular ultrapassou, por três vezes, o valor máximo diário registado até então, que tinha sido a 20 de agosto de 2017″, especificou a autarquia, adiantando que a 09 de agosto, dia da chegada da Volta a Portugal em bicicleta ao topo do monte de Santa Luzia, foram assinalados 2.606 passageiros”.

Os “outros dois recordes registaram-se durante a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, no dia 18 de agosto, quando foram transportados 2.690 passageiros e, no dia 19 de agosto, 2.775 pessoas”.

O equipamento emblemático, com um percurso de 650 metros que leva cerca de oito minutos a completar, sendo considerado o mais extenso do género no país, esteve abandonado entre 2001 e 2007.

Voltou a assegurar as ligações entre o centro da cidade e o monte de Santa Luzia em abril de 2007, depois de a autarquia ter investido 2,5 milhões de euros na sua aquisição e reabilitação

“Desde o início do serviço do funicular, em abril de 2007, até 31 de agosto do presente ano, a infraestrutura transportou 1.113.137 passageiros e, [desde o início de 2018] até final de agosto, já realizou praticamente o mesmo número de viagens que na totalidade do ano transato”, sustentou a autarquia.

O elevador de Santa Luzia, foi construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, e inaugurado a 02 de junho de 1923, através da Empreza do Elevador de Santa Luzia.

Entre 18 de agosto e 31 de outubro de 1944, os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo asseguraram a exploração, com caráter provisório e, em 1945, foi alvo de importantes trabalhos de reparação.

Em 2005 o funicular foi transferido para o domínio público da Câmara de Viana do Castelo, tendo sido alvo de uma empreitada de 2,28 milhões de euros, para a renovação da linha, recuperação dos muros que a ladeiam e a instalação de duas modernas carruagens, com lotação para 25 pessoas, 12 sentadas e 13 em pé. As carruagens permitem o transporte de bicicletas para que os ciclistas possam ascender a Santa Luzia e circular nos trilhos de montanha existentes.

Com 160 metros de desnível e 25% de inclinação média, o elevador de Santa Luzia dispõe de três fontes de energia diferentes (elétrica, gerador e bateria) e de quatro sistemas de travagem, sendo a segurança precisamente uma das características da renovação realizada.

Aquele equipamento é uma das formas de aceder ao santuário. Além do acesso automóvel, é também possível chegar ao topo de Santa Luzia pelos cerca de 650 degraus do escadório, quase paralelo ao elevador.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade