EMISSÃO ONLINE
OUVIR..

Empreendimento “Panorama” promete trazer inovação e modernidade ao Parque da Cidade de Viana do Castelo.

Laura Falcão

09 Agosto 2019, 11:52

Acessibilidade

Publicidade

O empreendimento "Panorama", localizado no Parque da Cidade de Viana do Castelo, foi apresentado no Hotel FeelViana. O empreendimento imobiliário será executado no período de 2019 a 2025 e representa um investimento de 15 milhões de euros.

“Panorama” é um investimento direcionado para o segmento alto de mercado, que engloba um conjunto de 3 edifícios da autoria de Branco Cavaleiros Architects, e que oferece materiais, acabamentos e infraestruturas de nova geração.

Situado numa área privilegiada da cidade, o empreendimento foi pensado para ser um espaço de crescimento com nova arquitetura, fomentando a simbiose com a zona envolvente, que está localizado num espaço de qualidade, com bons acessos, áreas verdes e uma vista privilegiada para o Rio Lima e monte de Santa Luzia.
O empreendimento é composto por 3 edifícios , Atlântico, Lima e Luzia, que engloba um total de 50 apartamentos nas tipologias T1, T2, T3 e T4, 8 áreas de comércio/serviços, perfazendo um total de 12.000 m2 para área útil de construção.

A apresentação do projeto foi levada a cabo pelo Presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, Rui Cavaleiro da Branco Cavaleiro Architects, Tiago Gonçalves e Gonçalo Lopes da Sprenplan Engenharia, e Pedro Gonçalves, sócio fundador e diretor do Grupo Promotor do projeto de empreendimento.
José Maria Costa, iniciou o diálogo contextualizando os investimentos já feitos em Viana do Castelo, nomeadamente no Parque da Cidade, por parte do programa Polis, salientando que no parque da cidade, a intervenção que estava prevista era a reabilitação da antiga lagoa de Fornelos, para ser um espaço também ecológico, com uma reabilitação de uma caldeira que está sujeita às marés, e a reabilitação de toda aquela zona em que a equipa de arquitetos na altura submeteu um conjunto de propostas que passavam pela construção de equipamentos desportivos, reabilitando algumas das infraestruturas, uma delas onde está hoje o Centro de Remo, outra onde está a antiga Praça de Touros, e também a construção de edifícios novos, com uma nova abordagem, com espaços verdes e que servisse para uma resposta mais moderna e interativa”.

Para o autarca, “hoje as cidades começam a ter um novo desenho, um novo impulso. O nosso país beneficia de uma conjuntura favorável do ponto de vista do investimento, somos reconhecidos pelas nossas competências no domínio das engenharias e arquitetura”, sendo assim de extrema relevância o surgimento do empreendimento “Panorama” para o desenvolvimento da cidade e da sua melhoria nas infraestruturas que se querem cada vez mais sustentáveis e inovadoras tecnologicamente, promovendo assim a qualidade, conforto e sofisticação.

Segundo o diretor do grupo promotor do projeto, Pedro Gonçalves, já se iniciou a construção do Edifício Atlântico, que surge do trabalho das equipas Branco Cavaleiro Arquitetura e ScreenPlan Engenharia, tendo como prazo estimado de construção 2 anos. O Edifício Lima tem início previsto para daqui a 6 meses e o Luzia ainda está em fase inicial de concepção de ideias. Para Pedro Gonçalves este projeto surgiu devido a este ser “o local ideal em termos da sua localização e de todas as valências que tem na zona envolvente”.

Tiago Gonçalves, da SprenPlan, salienta que o interior dos apartamentos do edifício Atlântico, pode ser adaptável às ideias próprias de cada comprador, adaptando-se às duas intenções. Sendo este um edifício ecológico, tem um sistema de NearZeroEnergyBuilding que permite um isolamento térmico, painéis solares para aquecimento de águas, bombas de calor para aquecimento, postos de carregamento elétrico para automóveis e um grande conforto acústico, tornando-se assim “moderno, ecológico e feito a pensar em 2021”.

Uma das fortes carcterísticas deste projeto é o uso de software de realidade virtual que foi implementado no mesmo recorrendo ao Unreal Engine 4, simulador 3D, compatível com dispositivos HTC e Oculus Rift, que permite visitar os espaços a 3 dimensões, tendo total percepção dos seus espaços e característica, permitindo navegar pelos mesmos livremente. Através desta perspetiva tridimensional, os futuros residentes podem escolher materiais e acabamentos tornando-se um serviço de personalização do imóvel ao mesmo tempo que permite a melhoria do projeto em termos arquitetónicos e de engenharia.

Para Luís Nobre, Vereador do Planeamento e Gestão Urbanística, Desenvolvimento Económico, Mobilidade e Coesão Territorial da Câmara Municipal de Viana do Castelo, “hoje marcámos de facto o urbanismo em Viana, e com esta intenção, quando se concretizar, as pessoas vão perceber esta expressão de marcar a diferença, e a partir de hoje tudo vai ser diferente não só naquele espaço mas na forma com que as pessoas vão ver e viver a cidade”.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - reveillon
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat

Publicidade

Rádio Alto Minho - Pecado Capital
Rádio Alto Minho - taqi 2
Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)

Siga-nos

Comentários

Publicidade