Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Empresário de Viana faz parceria com Microsoft e cria laboratório de inovação em inteligência artificial

Rádio Alto Minho

27 Setembro 2019, 17:57

Acessibilidade

Publicidade

A XnFinity, do vianense Orlando Ribas Fernandes, e a Microsoft apresentaram, hoje, num hotel na Praia Norte, o laboratório de inovação partilhada, já em funcionamento, que cria soluções tecnológicas concebidas para dar resposta às necessidades do comércio de retalho e digital.

“Vamos criar soluções de acordo com as necessidade de inovação dos retalhistas. Por exemplo, a solução de pagamentos com reconhecimento facial. O risco é enorme por causa da lei de proteção de dados. O laboratório pode fornecer esses serviços mediante as necessidades do comércio de retalho ou do comércio digital”, explicou o administrador da XnFinity, Orlando Ribas Fernandes.

Natural de Viana do Castelo, a residir na Meadela, Orlando Ribas Fernandes, 38 anos, decidiu investir na terra natal por considerar que nas grandes cidades a “criatividade é afetada”.

“Com o oceano Atlântico como cenário e com a qualidade de vida de Viana do Castelo, há inspiração para criar”, referiu Orlando Ribas Fernandes.

Orlando Ribas Fernandes tirou a licenciatura no Instituto Politécnico do Porto, o mestrado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a pós graduação em Coimbra.

Até ao 12º ano de escolaridade estudou na cidade, que agora escolheu para investir e onde chegou a trabalhar nos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

O responsável, que falava aos jornalistas numa unidade hoteleira situada na Praia Norte, junto à zona empresarial com o mesmo nome onde está situado o pavilhão, propriedade da Câmara de Viana do Castelo, onde vai nascer o laboratório, explicou que “a inteligência artificial vai ser o foco principal” da inovação.

O laboratório de inovação de retalho partilhado e incubação, que vai começar a funcionar, “a 100%”, a partir de janeiro.

“Vamos criar inovação para várias áreas de atividade, desde supermercados, lojas de roupa, farmácias, comércio digital. Essas empresas, em vez de investirem milhões em equipas de inovação, partilham a nossa com outros retalhistas, diminuindo os custos da inovação, bem como os riscos”, sublinhou.

No imediato, será iniciado o recrutamento de técnicos “altamente qualificados”.

“Queremos constituir uma empresa com 40 profissionais, altamente qualificados, com mestrado ou doutoramento em inteligência artificial , engenharia de ‘software’ entre outras áreas”, especificou.

“Vendo as tendências, necessidades e lacunas, começamos a trabalhar com a Microsoft para lançar um laboratório inovador para o retalho, onde os custos e riscos poderiam ser partilhados por diferentes retalhistas.”, reforçou.

Além da equipa de inovação, o laboratório também incluirá tecnologias de outras ‘startup’, criando “uma visão completa e única do retalho do futuro”.

O laboratório também terá uma loja real – com clientes e compras reais – onde todas as inovações e ‘startup’ serão testadas e validadas antes de serem oferecidas aos retalhistas”.

Atualmente, “o laboratório já possui várias soluções, como análise de sentimento do cliente, análises através de ‘machine’ ‘learning’ e ‘deeplearning’.

Já as soluções de ’startup’ incluem robótica, soluções para comércio eletrónico e soluções de inteligência artificial para lojas”.

 Paul Maher, da Microsoft, sublinhou ser um “orgulho” por fazer parte da parceria.

“O serviço oferecido pelo XnFinity economizará tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que dará aos empreendedores uma arena para testar os seus produtos em situações reais e obter resultados significativos”, referiu.

Presente na sessão de apresentação do laboratório, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, disse tratar-se de “um projeto muito ambicioso, em que a Microsoft deposita grande esperança”.

“Este laboratório vem juntar-se a outras empresas que temos neste setor. Viana do Castelo começa a posicionar-se como uma cidade com um ecossistema muito interessante na área das novas tecnologias e ‘software’”, destacou.

O autarca socialista adiantou que o laboratório fica situado “a cerca de 45 minutos de três universidades”, apontado como exemplo o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

José Maria Costa observou ainda que o município “oferece facilidade e apoio na instalação de novos projetos empresariais, criando um ambiente favorável ao investimento, à inovação”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade