Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Encontro de Liturgia de Viana reuniu mais de 680 pessoas

Rádio Alto Minho

20 Janeiro 2020, 10:21

Acessibilidade

Publicidade

D. Anacleto Oliveira, Bispo da diocese de Viana do Castelo, desafiou novos Ministros Extraordinários da Comunhão a irem ao encontro de quantos sofrem o “drama da solidão”.

Cerca de 680 pessoas provenientes de todos os Arciprestados da Diocese de Viana do Castelo e mesmo de outras Dioceses participaram, ao longo do último fim de semana, no 42.º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo. A iniciativa, organizada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia, decorreu, como habitualmente, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, e, este ano, teve como mote “Liturgia – Acolhidos para Acolher”.

Ao longo dos dois dias do Encontro, passaram pelo Centro Pastoral Paulo VI diversos especialistas de várias áreas. Além da realização das Escolas de Ministérios (organizadas especificamente para Sacerdotes, Ministros Extraordinários da Comunhão, Leitores, Acólitos, Coralistas, Catequistas e Escuteiros), o Encontro ficou também marcado por vários momentos de oração e por três conferências principais que decorreram no Auditório do Centro Pastoral e que se destinaram a todos os participantes. 

Assim, no sábado, depois da Sessão de Abertura presidida pelo Bispo Diocesano, o Pe. Amaro Gonçalo Ferreira Lopes, da Diocese do Porto, falou aos presentes sobre o “Acolhimento de novos elementos nos diversos Ministérios”. A partir, sobretudo, da sua experiência de Pároco, recordou que “a Igreja é missionária quando é acolhedora”. Neste sentido, disse que “o grande desafio é acolher quem chega como um hóspede e não como um hostis, um inimigo”. O sacerdote referiu ainda que a Igreja precisa de “fugir da rigidez, vencendo o vício do administrativo” e de “procurar desenvolver redes de relações, dando vida a pequenos grupos ou comunidades onde seja possível viver o acolhimento fraterno”. 

No sábado à tarde, por sua vez, e antes da Oração de Vésperas, teve lugar uma intervenção da conhecida vaticanista Aura Miguel, subordinada ao tema “O Acolhimento na perspectiva do Papa Francisco e o papel de Maria na sua estruturação”. Partindo da sua experiência, tendo já acompanhado mais de cem viagens papais, recordou João Paulo II, Bento XVI e Francisco como “três homens diferentes a quem o Senhor dirige o mesmo chamamento”. Aludindo a vários exemplos concretos – muitos dos quais pôde testemunhar pessoalmente –, olhou para o pontificado de Francisco a partir da chave do acolhimento, que considerou uma marca indelével do seu pensamento e da sua ação.

Já no domingo, teve lugar a conferência de encerramento do Encontro, por Monsenhor Luciano Guerra. O antigo Reitor do Santuário de Fátima debruçou-se sobre a temática “O Acolhimento, à imagem de Maria, no Sacramento da Eucaristia”, tendo convidado os presentes a descobrirem-se acolhidos por Deus e a questionarem-se sobre o modo como acolhem os outros, principalmente na celebração da Eucaristia.

Como acontece todos os anos, o Encontro terminou com a celebração da Eucaristia, presidida por D. Anacleto, durante a qual teve lugar o rito de nomeação de vinte e quatro novos Ministros Extraordinários da Comunhão. 

Na sua homilia, tendo como base o Evangelho deste dia, D. Anacleto Oliveira evocou João Batista como “Ministro da Comunhão”, lembrando que as palavras com que ele apresenta Jesus são as mesmas usadas, hoje, pelos Ministros da Comunhão. 

Tendo presente a origem da palavra “ministro”, o Bispo Diocesano pediu aos Ministros da Comunhão que sejam sempre, a exemplo de João Batista, “menores, isto é, capazes de se reconhecerem como intermediários de Jesus Cristo que levam presente no Pão, mas também na sua própria vida, colocando-se, assim, ao serviço Daquele que levam e daqueles a quem O levam”.

Falando especialmente para os novos Ministros Extraordinários da Comunhão, D. Anacleto recordou que é junto dos doentes que a sua missão se torna fundamental, designadamente junto daqueles que sofrem o “drama da solidão”. “Imaginem a alegria dessas pessoas ao receberem Jesus no Pão, mas também na própria vida daquele que se dispõe a dar o seu tempo ao outro, num ato de puro amor. Façam isso e sentirão uma enorme alegria!”, disse, em jeito de conclusão.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade