EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Cultura

Encontro nacional em Viana dá tiro de partida em candidatura do canto ao desafio a património da Humanidade

Andrea Cruz

19 Setembro 2018, 12:35

Acessibilidade

Publicidade

Um encontro nacional, que vai decorrer em Viana do Castelo, com a participação de cerca de uma centena de cantadores ao desafio, repentistas e músicos de todo o país, vai dar início  ao processo de candidatura à Unesco do canto ao desafio e do repentismo português a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O anúncio foi feito hoje à Rádio Alto Minho por Augusto Canário, promotor do projeto mas a realização do encontro já tinha sido avançada, em primeira mão, em agosto, durante o programa Viana em Movimento realizado durante as festas de São Mamede, em Areosa.

Augusto Oliveira Gonçalves,  intérprete de música tradicional portuguesa e cantador ao desafio, explicou que “o projeto vai começar a dar os primeiros passos, no primeiro encontro de cantadores ao desafio e repentistas portugueses que vai decorrer dias 20 e 21 de outubro, no teatro municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo”.

“O objetivo é juntar todas as formas de canto de improviso existentes em Portugal, com vista à criação de uma associação nacional que congregue todo este conhecimento para que, dentro de dois a três anos, possa ser formalizada uma candidatura do canto ao desafio e do repentismo português a Património Imaterial da Unesco”, afirmou.

Augusto de Oliveira Gonçalves, conhecido como Augusto Canário, de 58 anos, é natural de Vila Nova de Anha, freguesia da margem esquerda do rio Lima, em Viana o Castelo.

Em janeiro de 2017, foi distinguido pela autarquia da capital do Alto Minho com a medalha de cidadão de mérito, durante as comemorações do 169.º aniversário de elevação de Viana a cidade.

Além de cantador ao desafio, à desgarrada, tocador de concertina e intérprete de música tradicional Augusto Canário é, há 35 anos, animador sociocultural na delegação de Viana do Castelo da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).

O músico, com o apoio da Câmara da capital do Alto Minho, vai juntar durante dois dias “cerca de uma centena de cantadores ao desafio, repentistas e músicos portugueses”, num encontro que “tem também uma dimensão internacional garantida pela presença de cantadores da Galiza e do Brasil”.

Segundo Augusto Canário, o encontro marcado para dias 20 e 21 de outubro vai contar com a participação de cantadores ao desafio do Minho, Trás-os-Montes, Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Alentejo, Madeira, Açores, poetas repentistas do Ceará, no Brasil e cantadores regueifeiros da Galiza.

“Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal vai iniciar um projeto nacional que, nos anos seguintes, irá disseminar-se por outras regiões do país, chamando outros grupos da Galiza e partilhando o repentismo com grupos de outros países”, destacou.

Além de espetáculos de cantares ao desafio, o programa do encontro inclui ainda a realização das jornadas “Cantar ao Desafio-Repentismo em Portugal”, que contarão com a participação “de especialistas nesta forma de expressão artística”.

 

 

Publicidade

Rádio Alto Minho - Cerqueira’s
Rádio Alto Minho - Lusomotor
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing

Publicidade

Rádio Alto Minho - Eletro Borlido
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus

Siga-nos

Comentários

Publicidade