Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Escola Superior de Saúde do IPVC apresenta no Encontro Ciência 2019 projeto sobre estudo feito a doentes no Alto Minho

Pedro Xavier

09 Julho 2019, 11:42

Acessibilidade

Publicidade

Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo apresenta, hoje, no Encontro Ciência 2019, a decorrer no Centro de Congressos em Lisboa, projeto sobre um estudo feito a doentes no Alto Minho.

“A telemonitorização na acessibilidade e equidade em saúde na pessoa com Diabetes Mellitus tipo 2: Um estudo no Alto-Minho”

O projeto “A telemonitorização na acessibilidade e equidade em saúde na pessoa com Diabetes Mellitus tipo 2: Um estudo no Alto-Minho” dos autores Aurora Pereira, Luís Graça, Mara Rocha, Carlos Abreu e Paula Felgueiras, resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Saúde e da Escola Superior de Tecnologia a Gestão do Instituo Politécnico de Viana do Castelo com a ULSAM e vai ser apresentado, na sessão Saúde de Qualidade: telemedicina e plataformas digitais.

Este projeto está integrado na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E) que integra um núcleo da ESS-IPVC.

Dada a prevalência da diabetes no distrito, a dispersão geográfica, o perfil demográfico da população, desenhou-se um projeto que mobiliza recursos e competências de Escolas do IPVC e da ULSAM, com vista a facilitar o controlo metabólico de doentes diabéticos tipo 2 com HbA1c> 8%, residentes no distrito de Viana do Castelo, com dificuldades de acesso aos serviços públicos de saúde. “Tratando-se de uma população com baixa literacia, potenciamos a utilização de glicómetros habitualmente utilizados pelos doentes e desenvolvemos um sistema de monitorização fácil de usar e acessível, capaz de enviar os dados de avaliação da glicemia para os profissionais de saúde sem a necessidade do utente alterar sua rotina diária, minimizando a deslocação a serviços de saúde”, explicam os autores que sublinham que “com este projeto pretendemos contribuir para melhorar o controlo metabólico dos doentes e a sua qualidade de vida”.

Ciência 2019 é mais uma edição do encontro anual dos investigadores portugueses.

2019 é um ano especial repleto de celebrações científicas: 100 anos da expedição de Arthur Eddington a São Tomé e Príncipe, 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU), 50 anos da primeira aterragem do homem na Lua, 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, e 150 anos da criação da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, tendo as Nações Unidas e a UNESCO declarado que 2019 seria o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

O Encontro Ciência 2019 destina-se a promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica para além do universo da investigação. Por isso, este encontro tem como principal objetivo estimular não só a participação como a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.

É promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, tendo o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O Encontro Ciência 2019 conta ainda com o Reino Unido como país convidado, com o qual Portugal tem a mais antiga aliança internacional em vigor.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade