Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Escola Superior Agrária do IPVC marca presença na Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação

Rádio Alto Minho

16 Setembro 2021, 14:04

Acessibilidade

Publicidade

A edição de 2021 da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que decorre entre os dias 16 e 19 de setembro no Altice Forum Braga, vai ter a presença do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Além do stand, a diretora da Escola Superior Agrária (ESA), Isabel Vallín, vai participar nas Jornadas Técnicas de Inovação e Agricultura de Precisão com docente, Júlio Lopes, que vai marcar presença no seminário “O futuro dos insetos: Pragas? Auxiliares? Alimento? – contributo para a sustentabilidade”.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai integrar a 23.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, os visitantes terão a oportunidade de conhecer projetos de investigação que têm sido desenvolvidos nas diversas áreas do setor assim como toda a oferta formativa da instituição.

As Jornadas Técnicas de Inovação e Agricultura de Precisão, vão realizar-se hoje a partir das 14.30 horas, onde a diretora da ESA-IPVC vai abordar o tema “Viticultura de precisão na região dos vinhos verdes”.  “Trata-se de um setor cada vez mais profissionalizado, que tem vindo a incorporar técnicas e tecnologias de agricultura de precisão, com o objetivo de aumentar a gestão eficiente dos recursos e a qualidade dos vinhos”, adiantou Isabel Vallín. Os trabalhos desenvolvidos na ESA-IPVC, em parceria com empresas do setor, relativos à aplicação de sensores remotos e de proximidades nas vinhas desta Região Demarcada, também vão ser apresentados.

o docente Júlio Lopes vai comandar o seminário “O futuro dos insetos: Pragas? Auxiliares? Alimento? – contributo para a sustentabilidade” amanhão dia 17 de setembro, sexta-feira, às 14.30 horas. O tema do seminário foi escolhido no sentido de dar seguimento ao trabalho desenvolvido na ESA-IPVC. “É um seminário de divulgação aberto à comunidade geral e, por isso, optamos por abordar três vertentes da utilização dos insetos”, explicou o docente, que espera “dar um passo para o futuro, desmistificando esta questão”. Quando surgiu a proposta do seminário, “pretendeu-se divulgar os projetos que a ESA-IPVC está a trabalhar com os insetos e isso é extremamente importante, porque não vale a pena só trabalhar entre portas “concluiu.

Júlio Lopes vai abordar “a componente da alimentação animal na forma de alimento vivo, no caso dos animais de companhia, e na forma da componente das rações, que é utilizada para animais de produção (aquacultura, suínos e aves)”, referindo que surge “no seguimento do projeto que a ESA-IPVC tem em curso no âmbito do programa operacional MAR 2020, que está focado na produção de insetos como alimentação em aquacultura”.

No seminário, dois docentes da Universidade do Porto vão a abordar a utilização dos insetos como auxiliares na agricultura, nomeadamente no trabalho que está a ser desenvolvido em parceria com a ESA -IPVC, no âmbito do projeto STOP Suzukii, como objetivo de procurar predadores e parasitoides para lutar, de forma biológica, contra a praga do mirtilo.

Estará presente o responsável da empresa Portugal Bugs, com o tema da produção de insetos para a alimentação humana.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade