Regional
Estação Ferroviária de Viana foi inaugurada há 139 anos
25 Março 2026, 9:29
A Estação Ferroviária de Viana do Castelo celebra esta quarta-feira, 25 de março, 139 anos.
Projetada pelo engenheiro Alfredo Soares, a infraestrutura começou a ser construída em 1878 e foi aberta ao público em 1882.
Atualmente, o edifício está a ser alvo de obras de requalificação para acolher uma unidade hoteleira de quatro estrelas, denominada “Axis Avenida”. O projeto prevê cerca de 50 quartos e representa um investimento na ordem dos cinco milhões de euros.
Lugar de partidas e chegadas, de reencontros e separações, foi considerada por Ramalho Ortigão “uma das maiores e a mais bela do País”, segundo um texto datado de setembro de 1885.





















