Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Estão abertas as inscrições para a nova edição da Escola do Rock Paredes de Coura

Rádio Alto Minho

11 Novembro 2019, 16:02

Acessibilidade

Publicidade

Estão abertas as inscrições para a nova edição da Escola do Rock Paredes de Coura que vai decorrer entre 15 e 21 de dezembro de 2019. Àquela residência artística junta-se a segunda edição do programa Bandas Residentes cujas inscrições estão a decorrer até 17 de novembro. Outra novidade da edição 2019 é a nova imagem do evento da autoria do artista espanhol Miguel Ángel Martín.

A “Escola do Rock” é uma iniciativa do município de Paredes de Coura. O objetivo passa por permitir a um conjunto de músicos provenientes de todo o país, desenvolver competências musicais e criativas, em especial na área da música rock.

De 15 a 21 de dezembro, mais uma turma de músicos terá acesso a uma residência artística com tudo incluído. Será mais um campo de férias de curta duração com várias horas de ensaios, formação, sessões de cinema, jam sessions, concertos, demonstrações de instrumentos e workshops. No final, cerca de 50 músicos subirão ao palco para a apresentação de um concerto que antecipará futuras digressões que, em edições passadas, levaram os músicos a palcos icónicos como o Festival Vodafone Paredes de Coura, Casa da Música, Serralves em Festa, Surfing The Lerez, NOS Primavera Sound  e várias outras salas em toda a Península Ibérica.

O programa deste ano vai voltar a incluir concertos em algumas freguesias do concelho de Paredes de Coura, interacções com infantários e centros de dia, e como novidade teremos workshops sobre a “saúde do músico”, promoção de bandas, e actividades de caminhada pelos trilhos de Paredes de Coura.

As vagas para “músicos a título individual” este ano são limitadas a cinquenta alunos. Para se inscreverem basta acederem ao site http://escoladorock.paredesdecoura.pt onde poderão encontrar todos os detalhes e enviarem um email para escoladorock@paredesdecoura.pt com o vosso nome, data de nascimento, morada, contacto telefónico, uma pequena biografia. Depois, é só esperar pela confirmação da Escola, para poderem passar a fazer parte desta grande família. [inscrições até 12 de Dezembro ]

BANDAS RESIDENTES

Até 17 de novembro, estão abertas as inscrições/candidaturas para a segunda edição do programa Bandas Residentes que, em 2018/19, levou Wicked Youth, Dream People, Cuckoo Let Us ao Surfing the Lerez em Pontevedra, ao Festival Vodafone Paredes de Coura e à sala Radar em Vigo, no âmbito do “A Escola Vira Fest”, entre muitos outros palcos.

As 3 bandas selecionadas terão acesso entre 15 a 21 de Dezembro a uma sala de ensaio exclusiva, alojamento, alimentação, a possibilidade de gravar e produzir um single com o produtor Manuel Reis, com o apoio e tutoria dos formadores da EdR, bem como apresentações de concertos durante a residência e tours da Escola.

Para Nuno Alves, director da Escola do Rock,  trata-se de “um programa de aceleração para as bandas que estão a dar os primeiros passos, no qual procuramos apoiá-las em todos os processos necessários de produção, organização, comunicação,  promoção e circulação”.

As 3 bandas seleccionadas serão divulgadas a 20 de Novembro.

Em 2019, o evento tem uma nova identidade gráfica, pensada pelo aclamado artista de banda desenhada Miguel Ángel Martín. O espanhol é ilustrador e guionista de bandas desenhadas, tendo vencido vários prémios – desde logo o Prémio Autor Revelação do “Salón Internacional del Cómic”, em Barcelona (1992) – e tendo feito ilustrações para publicações de renome como o El País, El Víbora, Rolling Stone, GQ, Marie Claire, Rockdelux, entre outros.

“É um criador de personagens e séries míticas como Brian The Brain, El Diabrete, Rubber Flesh, Big Whack!, Sicotronic Records. Coloborou por diversas vezes com editoras e bandas indie espanholas, ilustrando fanzines e capas de discos, tendo mantido sempre uma estreita relação com a cena musical global.

Segundo o Presidente da Câmara de Paredes de Coura, trata-se de “um projeto que nasce com o objetivo de ocupar as férias dos jovens de forma lúdica, pedagógica e artística”.

“Se queremos uma sociedade com futuro temos que investir nos jovens e nos seus anseios mas de forma séria. O currículo disciplinar escolar é essencial, e tem muito peso na nossa sociedade, mas a arte, a música, a dança ou outra qualquer forma cultural são manifestações importantíssimas nas formações dos nossos jovens e ferramentas fundamentais de formação, cidadania, até na preparação para aquilo que chamam de mercado de trabalho””, afirmou Vítor Paulo Pereira.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade