EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Estratégia de internacionalização pode ser saída para vinhos produzidos por dois jovens de Viana do Castelo

Rádio Alto Minho

27 Abril 2020, 13:45

Acessibilidade

Publicidade

A internacionalização dos vinhos produzidos em Viana do Castelo por João Martins e Luís Simplício pode ser a aposta para contornar a crise económica gerada pela pandemia de covid-19. Cinco anos depois da marca de vinhos verdes criada pelos dois engenheiros agrónomos ter chegado ao mercado um novo desafio coloca à prova a capacidade empreendedora de João e Luís.

Em 2015, a produção em 1,5 hectares resultou em cerca de três mil garrafas. Em 2020, os dois engenheiros agrónomos conseguiram produzir, nos três hectares de vinha, cerca de 20 mil garrafas dos cinco vinhos verdes da Sub-Região do Lima que fazem parte das três marcas que comercializam, o Phulia, o Mordoma, e o Mal Acabado.

Da adega que tinham instalado numa garagem, passaram para instalações com equipamento próprio para produzir, engarrafar e armazenar e a rede de distribuição corria bem quando a crise sanitária obrigou a parar tudo.

“As vendas caíram 90% porque os restaurantes estão fechados e o turismo está parado. São esses os nossos principais mercados. Já fazemos vendas ‘online’, mas ainda é residual e também não é uma solução ultrapassar a crise. É mais para manter viva a comunicação da marca”, explicou João Martins.

O engenheiro agrónomo adiantou que o tempo de paragem por causa da pandémica está a ser aproveitado para “estudar novos mercados, para perceber se existirão oportunidades que possam interessar”.

“Temos plena consciência que não vai ser muito fácil a fase de retoma. Estamos a aguardar. Mas a internacionalização, que ainda não tínhamos iniciado, pode ser agora uma fuga ao vírus”, explicou João que tal como Luís, é técnico comercial de uma empresa de distribuição de fatores de produção, como adubos e agroquímicos.

Este fim de semana, a marca Phulia aderiu ao movimento #EuAjudoQuemAjuda. Na compra dos cino vinhos comercializados pela marca o consumidor estará a contribuir com um donativo de 10% que reverterá para a Cruz Vermelha Portuguesa.

Publicidade

Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - Keira’s Food
Rádio Alto Minho - Blisq Creative | Queres criar uma loja online? Não percas a oportunidade de reinventar o teu negócio e começa a vender no digital. Promoção válida para novas lojas e-commerce.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Toyota – Macedo & Macedo (noticias)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)

Siga-nos

Comentários

Publicidade