Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Estudantes do IPVC queixam-se de “preços especulativos” no alojamento em Viana

Rádio Alto Minho

23 Outubro 2018, 16:08

Acessibilidade

Publicidade

Os estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) queixam-se dos preços “especulativos” do alojamento em Viana do Castelo. Em declarações à Rádio Alto Minho, o presidente da Federação Académica, Daniel Leal, afirmou que este ano letivo encontrar alojamento na capital do Alto Minho tornou-se mais difícil para os estudantes devido à oferta limitada.

O responsável pela estrutura que representa os alunos das seis escolas do IPVC fala num aumento “entre 10 a 15%” dos preços por quarto que, este ano letivo, podem oscilar entre os “120 a 140 euros”, quando “há três a quatro anos situavam-se entre os 100 e os 120 euros”.

Daniel Leal diz que o aumento faz-se sentir, sobretudo, em Viana do Castelo, mas também nos restantes concelhos onde o IPVC tem escolas de ensino superior.

“Este aumento tem reduzido o orçamento que os estudantes têm disponível para investir no ensino superior. Isso preocupa-nos. Temos recebido muitos testemunhos de todas as escolas com essa preocupação. Cada vez está mais difícil alugar alojamento ao preço que a Academia estava habitada”, frisou.

O presidente da Federação Académica do IPVC afirmou que esta “especulação” resulta da situação que se tem registado a nível nacional, referindo que em Viana do Castelo registou-se, este ano, “uma redução no número de nas casas disponíveis para aluguer”.

O arrendamento dirigido a estudantes universitários continua caracterizado por uma maior procura do que oferta e com mais quartos no mercado para arrendar do que apartamentos.

Daniel Leal apelou “ao sentimento dos senhorios da região para que sejam mais sensíveis a estas situações porque os estudantes podem não conseguir acompanhar a subida dos preços”.

Destacou que, “oficialmente, ainda não há registo de nenhum caso de desistência por incapacidade de suportar os custos do alojamento, mas disse que se a situação não for revertida isso possa vir a acontecer”.

Com cerca de cinco mil alunos o IPVC tem seis escolas, a de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer.

Além de Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima, Valença e Melgaço.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade