EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Eurocidade Cerveira e Tomiño tem luz verde para avançar

Rádio Alto Minho

30 Maio 2018, 12:04

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou, por unanimidade, um Convénio de Entendimento com o município galego de Tomiño para a constituição de uma eurocidade.

Com a constituição da eurocidade Cerveira-Tomiño será a terceira entre municípios do distrito de Viana do Castelo e da Galiza, depois de Valença e Tui, em 2012, e Monção e Salvaterra do Minho, em 2017.

A Câmara de Vila Nova de Cerveira, liderada pelo independente Fernando Nogueira, adiantou que o objetivo “é consolidar a atual cooperação transfronteiriça e gestão partilhada de equipamentos e serviços”.

Em junho de 2014, as autarquias vizinhas assinaram a “Carta da Amizade”, com o objetivo de “preparar um futuro em comum através da concretização de projetos que proporcionem uma maior cooperação cultural, desportiva, urbanístico-ambiental entre os dois concelhos vizinhos”.

“Aquela cooperação foi consolidada com ações que reforçaram positivamente as relações institucionais e sociais, tendo como prioridade a participação pública e ativa da cidadania”, sustentou hoje a Câmara de Vila Nova de Cerveira.

Entre as várias ações dinamizadas, a autarquia portuguesa apontou “a realização do Orçamento Participativo Tranfronteiriço, a criação da Provedoria de Cidadania Transfronteiriça, a oferta de serviços partilhados e a realização de uma programação anual conjunta de atividades culturais e desportivas, resultado de um projeto cofinanciado em 75% pelo Programa INTERREG, com fundos FEDER da União Europeia”.

Segundo aquele município, a criação da eurocidade Cerveira/Tui, representa “mais um passo de afirmação na cooperação transfronteiriça”, adiantando que o convénio de entendimento foi aprovado no início do mês pela Câmara portuguesa e, na última semana, pelo município galego.

Após a aprovação daquele documento, as duas autarquias irão “proceder às diligências necessárias para a constituição da eurocidade Cerveira-Tomiño”, estimando para “dentro de poucos meses” a sua formalização.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - adam

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade