EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Europeias: Estaleiros e “privatização” da água marcam início da campanha da CDU em Viana

Andrea Cruz

14 Maio 2019, 10:08

Acessibilidade

Publicidade

A extinção da empresa pública Estaleiros Navais de Viana do Castelo e a subconcessão ao grupo Martifer foi um dos temas escolhidos pelo cabeça de lista da CDU às eleições europeias, João Ferreira para o arranque da campanha na capital do Alto Minho.

O candidato da CDU apontou também o que classificou de “primeiro passo para a privatização das águas” com a criação da Águas do Alto Minho, empresa de gestão das redes de água, em baixa, e do saneamento, detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e, em 49%, pelos dez municípios do distrito de Viana do Castelo que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

O cabeça de lista da CDU, que falava durante um almoço, como mais de uma centena de militantes apontou o exemplo dos extintos ENVC para reforçar que a CDU “põe os direitos do país à frente dos interesses da União Europeia, de quem manda na União Europeia e das imposições da União Europeia que impedem o desenvolvimento do país e a satisfação das necessidades do povo”.

“Quando o PSD e o CDS decidiram destruir os estaleiros navais, empresa pública, e nos queriam vender a teoria de que a União Europeia não permitia que o acionista único, o Estado português, injetasse mais dinheiro na empresa para adquirir a matéria-prima para cumprir com uma muito significativa carteira de clientes e de encomendas, fomos nós quem propusemos cá, na Assembleia da República, que o Governo assumisse as suas responsabilidades e que lá, no Parlamento Europeu, questionamos a Comissão Europeia sobre essa verdadeira insensatez”.

O cabeça de lista da CDU garantiu que sobre os estaleiros Navais de Viana do Castelo “ninguém verá a CDU, dizer hoje, uma coisa diferente do que disse no passado”.

“Não nos deixamos impressionar pelas passadeiras vermelhas, pelas luzes das festas de inauguração regadas com champanhe francês. Isto é assim não é porque sejamos teimosos, mas porque a vida confirma. A vida confirma que os estaleiros de Viana do Castelo enquanto empresa pública tendo dos melhores trabalhadores do mundo que agora foram descartados, muitos deles como se fossem eles a peça defeituosa nesta engrenagem, estes trabalhadores não construíam mais foi apenas por decisão política dos que os queriam destruir enquanto empresa pública para os entregar ao grande capital”, sustentou.

Disse que “a vida conformou que daquele perverso processo outra coisa não podia resultar que a gigantesca fábrica de precariedade e de esmagamento de direitos onde, hoje, apesar de lá estarem mais de mil trabalhadores diariamente, pouco mais de uma centena tem vínculo efetivo e estável”.

“Batemo-nos ontem em defessa dos estaleiros navais de Viana do Castelo, empresa pública e continuamos a bater-nos”, frisou

João Ferreira garantiu ainda que, no distrito de Viana do Castelo, a CDU vai continuar “empenhada no combate aos objetivos de alguns de privatização da água” e salientou “a corajosa posição que a CDU assumiu na Câmara Municipal de Viana do Castelo onde votou, sozinha, contra este projeto”, referindo à vereadora Cláudia Marinho.

“Bem se vê a diferença que pode fazer um eleito da CDU”, frisou.

“Como sempre acontece eles vêm com pezinhos de lã. Agora criam uma entidade intermunicipal para gerir a água em baixa, depois fazem convergir todos os preços pelos mais elevados, depois ainda obrigam as populações que não consomem água canalizada a pagar pela água canalizada que não consomem e no final quando o mercado for verdadeiramente apetecível lá estão eles a entregar à gula dos interesses privados”, acrescentou.

Publicidade

Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Queima do Judas 2019
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Festa do Mel (noticias)
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing

Publicidade

Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Taqi

Siga-nos

Comentários

Publicidade