EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Exéquias fúnebres de D. José Pedreira na Sé de Viana na sexta-feira

Rádio Alto Minho

14 Outubro 2020, 17:04

Acessibilidade

Publicidade

A Diocese de Viana do Castelo lamentou esta tarde a morte do seu antigo bispo, D. José Augusto Pedreira, e informou que as exéquias fúnebres vão realizar-se sexta-feira, pelas 15:00 horas na Sé Catedral daquela cidade.

D. José Pedreira faleceu hoje de manhã, aos 85 anos de idade, no hospital de Braga. Foi bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 1997 e 2010, tendo sido sucedido por D. Anacleto Oliveira, que morreu a 18 de setembro deste ano, num acidente de automóvel, quando regressava a Viana, após umas férias no Algarve.

Em nota publicada esta tarde a Diocese de Viana do Castelo, escreve: (…) no momento em que ainda recordamos de forma viva a partida repentina de D. Anacleto Oliveira, a Diocese comunica o falecimento do seu Bispo Emérito D. José Augusto Martins Fernandes Pedreira, seu antecessor, ao final desta manhã”. “Neste mesmo espírito, depois de ouvido o Colégio de Consultores, Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, Administrador Diocesano, informa que as exéquias terão lugar no dia 16 de Outubro, sexta-feira, pelas 15:00 horas na Sé Catedral de Viana do Castelo, indo o féretro, posteriormente, a sepultar no Cemitério da Ordem Terceira desta mesma cidade”, acrescenta.

Aquela Diocese informa ainda que “esta Quinta-feira, os restos mortais estarão já disponíveis para a oração pública e responsável dos fiéis, ocorrendo, pelas 21:30 a recitação da hora canónica de Completas”.

Na Sexta-Feira, dia 16 de Outubro, realiza-se a hora de Laudes pelas 9:30h.

  1. José Augusto nasceu a 10 de abril de 1935 em Gondomil, Valença do Minho.

Foi ordenado padre a 12 de julho de 1959 e ordenado bispo a 19 de março de 1983.

De 1983 a 1997 foi bispo auxiliar do Porto. De 1997 a 2010 desempenhou a missão de bispo diocesano de Viana do Castelo, tendo sido sucedido por D. Anacleto Oliveira, que falecido, aos 74 anos de idades, num acidente de viação há menos de um mês

 

Foto: Agência ECCLESIA/MC

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Decisões e Soluções
Rádio Alto Minho - RETOMA RAM

Publicidade

Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)
Rádio Alto Minho - 100% ProAuto

Siga-nos

Comentários

Publicidade