Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Exposição assinala bicentenário do nascimento de D. Maria II, rainha que elevou Viana à categoria de cidade

Rádio Alto Minho

17 Fevereiro 2020, 18:17

Acessibilidade

Publicidade

Está patente no Museu do Traje de Viana do Castelo uma exposição temporária de homenagem a D. Maria II, a rainha que elevou Viana à categoria de cidade. A exposição acontece para abordar o bicentenário do nascimento da rainha e revela a forma como D. Maria II marcou a história e os trajes do concelho.

Para além de um breve historial de D. Maria II e da visita real promovida à atual Viana do Castelo em maio de 1852, esta exposição explora a riqueza do Traje à Vianesa das Terras de Geraz, assim como a sua distinção dos Trajes à Vianesa verdes da Serra d’Arga e outros trajes de cor verde.

Através desta exposição, vianenses e visitantes poderão perceber que o Traje à Vianesa das Terras de Geraz, como contado oralmente, surge aquando da visita que D. Maria II fez à região. Concretamente, e através do relato elaborado na ata de Câmara, de 12 de maio do ano de 1852, sabe-se que D. Maria II e a comitiva real se deslocaram de barco até à Passagem (Moreira de Geraz do Lima) no dia 10 de maio. A história local aponta como motivo para o surgimento da cor verde no vestuário das camponesas das Terras de Geraz a visita da Rainha D. Maria II ao lugar da Passagem.

A exposição assume-se, assim, como uma valiosa oportunidade de aprendizagem para todos os vianenses e para os apaixonados pela história do concelho vianense, principalmente para todos aqueles que valorizam os trajes locais e a riqueza da sua variedade.

Recorde-se que foi a 20 de janeiro de 1848 que D. Maria II elevou à categoria de cidade a Vila de Viana da Foz do Lima, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, como forma de reconhecimento pela defesa do Forte S. Tiago da Barra e lealdade para com sua majestade.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade