EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Exposição “Cartazes com História” dá o mote para o Festival de Folclore Internacional de Viana

Rádio Alto Minho

09 Julho 2026, 22:56

Acessibilidade

Publicidade

Antes da chegada das comitivas internacionais, a 28.ª edição do Festival de Folclore Internacional Alto Minho arranca nos Antigos Paços do Concelho. O evento, que vai decorrer de 13 a 19 de julho, trará à cidade grupos de países como Argentina, Chile, México e Países Baixos.

O mundo prepara-se para voltar a dançar e a cantar no coração do Alto Minho. Mas antes que as ruas da cidade se encham com os ritmos de vários continentes, o arranque da 28.ª edição do Festival de Folclore Internacional Alto Minho faz-se com um mergulho no passado.

Esta sexta-feira, 10 de julho, pelas 18h00, os Antigos Paços do Concelho, situados na icónica Praça da República, abrem as portas à exposição “Cartazes com História”. A mostra reúne o espólio gráfico que ilustrou o festival desde a sua fundação, em 1996, celebrando mais de um quarto de século de intercâmbio cultural.

Através das redes sociais, a organização lançou um desafio sentido à comunidade vianense: “Visitem esta exposição e tragam os filhos, os alunos, os netos, e os componentes mais jovens das associações culturais do concelho, aproveitando para lhes contar como viveram os primeiros 27 anos deste Festival. E a história da 28.ª edição começará aí!”

O mundo a confluir no Alto Minho

A exposição serve de preâmbulo perfeito para o grande evento organizado pela VianaFestas e pela Câmara Municipal, que decorrerá oficialmente de 13 a 19 de julho de 2026. Ao longo dos anos, o festival cimentou-se como um símbolo de entendimento, paz e confraternização entre povos, utilizando a música e a dança como ferramentas de difusão artística.

Para a edição deste ano, a organização confirmou a presença de comitivas oriundas da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México e Países Baixos, que se juntarão aos grupos folclóricos de Portugal, anfitriões da festa.

A identidade visual de 2026 espelha precisamente este cruzamento de culturas. Assinado pela ilustradora Sara Costa, o cartaz oficial destaca a figura de uma sorridente lavradeira minhota a dançar, “de pé elevado numa elegante chinela de laço”, rodeada por bailarinos de várias nacionalidades — uma homenagem direta aos grupos que passaram por Viana do Castelo na edição anterior.

De Afife à Praça da República: Um roteiro de cor e união

Após a receção oficial dos grupos visitantes na segunda-feira (13 de julho), a festa sai à rua na manhã do dia 14 com o já tradicional e muito aguardado desfile das nações pelas principais artérias da cidade, culminando na Porta Mexia Galvão. A noite desse mesmo dia marcará a “Gala de Boas-Vindas”, de regresso à Praça da República.

O programa de 2026 foi desenhado para descentralizar as celebrações e levar o folclore a vários pontos do concelho. O histórico Casino Afifense, na freguesia de Afife, será palco de duas grandes noites: a Gala “O Mundo Dança e Canta” (dia 15) e a Gala “O Mundo Latino” (dia 16).

O festival mantém, também, a sua matriz profundamente solidária e inclusiva. Nas manhãs de quinta e sexta-feira, os grupos internacionais vão realizar atuações privadas em diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e em empresas da região, levando a magia das suas tradições a quem não se pode deslocar aos palcos principais.

O apogeu da 28.ª edição acontece no fim de semana. No sábado, 18 de julho, após o emocionante “Concerto pela Paz” na Igreja da Sagrada Família durante a manhã, as luzes da Praça da República acendem-se para a monumental “Gala da Despedida”. Uma maratona de celebração cultural que promete, uma vez mais, provar que em Viana do Castelo a dança não é apenas espetáculo — é uma ponte entre nações.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - adam

Publicidade

Rádio Alto Minho - Despertar

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade