Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Exposição “Romaria-Divino” abre esta sexta-feira na Praça da Erva

Rádio Alto Minho

07 Novembro 2019, 22:41

Acessibilidade

Publicidade

A exposição “Romaria-Divino” vai ser inaugurada esta sexta-feira, pelas 18:00, no Centro Interpretativo dos Caminhos de Santiago pela Costa, no edifício do antigo Hospital Velho, na Praça da Erva, em Viana do Castelo.

A mostra dedicada à componente religiosa das festas,  é a terceira mostra realizada no concelho, no âmbito do projeto lançado, em 2016, pela Câmara de Viana do Castelo para o levantamento, em vídeo e, em fotografia, de festas, romarias, usos e costumes , sendo que futuramente aquele material integrará o acervo do Museu do Traje.

Flávio Cruz é o responsável pela coordenação do projeto de recolha em vídeo e fotografia das Festas e Romarias de Viana do Castelo.

A mostra que abre portas esta sexta-feira integra 37 fotografias de António Pedrosa, Gonçalo Delgado, João Silva, Luís Lagadouro, Luís Vilaça, Miguel Oliveira, Nuno Sampaio e Rui Fonseca.

Momentos das festas e romarias registados nas freguesias de Mazarefes, Vila Fria, Freixieiro de Soutelo, Meadela, São Romão do Neiva, Vila Mou, Deocriste, Meixedo, São Salvador da Torre, Deão, Lanheses, Vilar de Murteda, Vila Franca e Amonde.

O texto de apoio à exposição e ao respetivo catálogo têm assinatura de Hermenegildo Viana.

A segunda exposição integrada no projeto municipal de levantamento das tradições do concelho esteve patente, em agosto, nos antigos Paços do Concelho, na Praça da República.

Intitulada “Romaria – Traje”, integrava 41 fotografias, e um livro com um texto de Hermenegildo Viana que destaca o uso dos trajes regionais vianenses nas festas e romarias.

Esta exposição integrava 41 fotografias as de António Pedrosa, Gonçalo Delgado, Humberto Barbosa, João Silva e Luís Vilaça.

Já a primeira exposição integrada neste projeto decorreu em maio , intitulada “Romaria-Flor”, dedicada as festas e romarias dedicadas às flores.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade