EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Regional

Feira medieval em Castelo de Neiva recria passagem de Dom Nuno Alvares Pereira pelas Terras do Neiva

Andrea Cruz

08 Agosto 2018, 11:46

Acessibilidade

Publicidade

A freguesia de Castelo do Neiva, em Viana do Castelo, vai recriar, a partir de sexta-feira e até domingo, na oitava edição da feira medieval a passagem de Dom Nuno Alvares Pereira pelas Terras do Neiva, em 1385.

Integrada no programa da festa religiosa de Nossa Senhora dos Emigrantes, a feira medieval “vai retratar a história da terra, na Idade Média, recriando algumas artes e ofícios”.

Em comunicado, a organização adianta que o evento decorre no Monte do Castelo “num ambiente único, rodeado pela natureza e por vestígios do que outrora fora um verdadeiro castelo conquistado por Dom Nuno Alvares Pereira, o Condestável”.

“Quanto chegaram a Neiva depararam-se com um castelo muito forte e bem defensável, que estava por Castela e tinha como alcaide um genro de Lopo Gomes de Lira. Os homens do Contestável alojaram-se em redor do Castelo e cercaram-no, combateram muito fortemente e, durante o combate, uma seta perdida acertou na cabeça do alcaide do Castelo que caiu morto, penetrando de seguida as tropas de D. Nuno no Castelo. Logo, a esposa do alcaide saiu em defesa da memória do marido e pediu que o respeitassem e não matassem mais ninguém, entregando o castelo a D. Nuno. O castelo foi varrido de tudo que era armamento, ouro, roupas e alfaias e foi entregue a Pero Afonso de Casal, homem da máxima confiança de D. Nuno”.

Este evento contará com a participação de grupos de animação de todo o país e ainda com participação especial de grupos de Castelo de Neiva.

O programa da feira medieval inclui ainda encenações, espetáculos de fogo, acampamento ‘viking’, passeios de cavalo, Queimada Galega entre outras atividades.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Lusomotor
Rádio Alto Minho - CONTROLPESTE
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - SofásZone
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Motriviana – CLÍNICA
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus

Siga-nos

Comentários

Publicidade