EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Filipe Anacoreta Correia é o cabeça de lista do CDS-PP por Viana às legislativas

Andrea Cruz

05 Abril 2019, 23:56

Acessibilidade

Publicidade

Filipe Anacoreta Correia é o cabeça de Lista do CDS-PP às próximas eleições legislativas. A escolha da líder Assunção Cristas foi anunciada esta noite no Conselho Nacional que decorreu na sede do partido, em Lisboa.

A deputada Ilda Araújo Novo, que substituiu o cabeça de lista pelo Alto Minho Abel Baptista, que saiu do CDS-PP em rutura com Assunção Cristas, não se mantém. Para o lugar, Cristas indicou Filipe Anacoreta Correia, que em 2015 foi eleito por Lisboa.

Natural de Coimbra, António Filipe da Providência Santarém Anacoreta Correia, advogado, deputado do partido, tem 46 anos de idade.

Telmo Correia é o cabeça de lista em Braga. A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, vai liderar a lista centrista de Lisboa nas legislativas de outubro e a sua “vice” Cecília Meireles será “número um” no Porto.

Assunção Cristas optou por deixar Leiria, onde foi candidata noutras eleições, inclusive quando o CDS concorreu coligado com o PSD. A lista neste distrito será encabeçada por outra mulher, a ex-jornalista Raquel Abecassis (independente).

O líder da Juventude Popular, Francisco Rodrigues dos Santos, é indicado para número dois na lista do Porto.

A quota da direção nacional, aprovada no anterior conselho nacional, permite a Assunção Cristas indicar os 18 cabeças de lista, mais cinco lugares em Lisboa e dois no Porto.

O CDS-PP é, deste modo, o primeiro partido a iniciar formalmente o processo de escolha de candidatos a deputados nas legislativas, agendadas para 06 de outubro.

Nas legislativas de outubro de 2015, o CDS-PP concorreu em coligação com o PSD, tendo os dois partidos obtido 36,8% dos votos. Os centristas elegeram 18 deputados.

Há cinco anos, nas europeias de 2014, centristas e sociais-democratas também concorreram em aliança, tendo obtido 26,7% dos votos, atrás do PS. A coligação elegeu sete eurodeputados, seis do PSD e um do CDS-PP.

Nas legislativas de 2011, ganhas pelo PSD, os centristas, então liderados por Paulo Portas, conseguiram 11,7% dos votos e elegeram 24 deputados, tendo depois formado uma aliança com os sociais-democratas.

 

Foto de capa: Vimeo

Publicidade

Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)

Siga-nos

Comentários

Publicidade