‘Flashmob’ animado por 50 profissionais de saúde de Viana alerta para prevenção de riscos
29 Fevereiro 2016, 12:35
Médicos, enfermeiros e assistentes operacionais e técnicos, num total de 50 profissionais de saúde do hospital de Viana do Castelo vão participar, na sexta-feira, num ‘flashmob’ pela alertar para a prevenção de riscos. A iniciativa é promovida pelo Gabinete de Gestão da Qualidade da unidade hospitalar instalada na capital do Alto Minho.
A enfermeira responsável pela iniciativa, Maria Céu Lima explicou à RAM que a ‘flashmob’, com o tema “Pensamento baseado em risco faz da prevenção hábito”, que vai decorrer na sexta-feira, cerca das 10:00, no auditório do hospital de Santa Luzia, pretende alertar “para a necessidade da prevenção em saúde”.
“A coreografia que terá a duração de cerca de 10 minutos irá retratar a identificação do doente, como agir em situação de incêndio, de paragem cardiorrespiratória, com a participação da equipa de emergência intra-hospitalar, a manipulação de cargas e as posturas profissionais corretas a adotar, entre outros”, explicou a responsável.
Os cerca de 50 profissionais de saúde que vão participar na ‘flashmob’ vão ainda alertar para o perigo de não lavar as mãos.
Trata-se da primeira ‘flashmob’, movimento foi criado em 2015 por Luke Gyup, que vai decorrer no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
A ação que conta ainda com a colaboração do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência a Antimicrobianos (PPCIRA), da Equipa de Emergência Médica Interna (EEMI), do serviço de Saúde Ocupacional e Saúde no Trabalho e do Gabinete de Gestão de Risco Clínico.
O ‘flashmob’ está integrado na cerimónia de entrega à Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) da renovação do certificado de Conformidade, atribuído pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).





















