EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Fortaleza de Valença se carros durante 4 horas por dia

Rádio Alto Minho

04 Agosto 2026, 14:36

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara de Valença anunciou que o trânsito automóvel vai estar proibido no interior da Fortaleza, diariamente, entre as 12:00 e as 16:00.

Em comunicado, a autarquia refere que a medida pretende “reforçar a segurança de residentes e visitantes, proteger o património histórico e melhorar a fruição deste Monumento Nacional”.

“A circulação continuará a ser permitida aos veículos de emergência e socorro, forças e serviços de segurança, residentes, pessoas com mobilidade condicionada, utilização do parque de estacionamento da coroada e outras situações devidamente autorizadas pelo Município”, refere.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Vaz Carpinteira, “esta é uma medida equilibrada que protege e valoriza a Fortaleza, tornando este espaço mais seguro, mais confortável e mais agradável para quem aqui vive, trabalha e visita”.

Segundo a autarquia, o período definido para o condicionamento coincide “com as horas de maior afluência turística e maior utilização do comércio e da restauração intramuros, permitindo reduzir a coexistência entre o intenso fluxo pedonal e a circulação automóvel melhorando, assim, as condições de segurança, acessibilidade e conforto para todos os utilizadores”.

A decisão, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, surge na sequência do parecer igualmente favorável da Comissão Municipal de Trânsito e enquadra-se na estratégia de valorização e preservação da Fortaleza de Valença, conciliando a proteção do património com a mobilidade e a qualidade da experiência de residentes e visitantes.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - UNIPVC – Candidaturas

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade