Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Francisco Sampaio homenageado nos 30 anos curso de Turismo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Rádio Alto Minho

26 Setembro 2019, 18:50

Acessibilidade

Publicidade

O antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho, Francisco Sampaio vai ser homenageado, esta sexta-feira, durante as comemorações dos 30 anos da Licenciatura em Turismo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de que é fundador.

Francisco Sampaio, que em junho completou 82 anos, foi presidente da comissão de festas d’Agonia durante vários anos e exerceu, entre outras funções, a de técnico superior do Centro de Saúde Mental de Viana do Castelo, professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e presidente da Comissão Regional de Turismo do Alto-Minho, desde 1980 até se reformar, tendo sido ainda fundador da Confraria dos Gastrónomos do Minho.

É autor de dezenas de títulos sobre temas de caráter histórico, arqueológico, turístico, etnográfico e gastronómico, tendo sido também colaborador de várias publicações do Alto Minho.

Francisco Sampaio é apontado, ainda, como um dos maiores conhecedores das tradições da Romaria d’Agonia, tendo até redigido a Declaração de Interesse para o Turismo da Romaria d’Agonia, entretanto aprovada.

A licenciatura em Turismo comemora 30 anos, esta sexta-feira, dia 27 de setembro, uma data especialmente simbólica por ser, também, o Dia Mundial do Turismo.

O evento comemorativo está incluído no âmbito do programa das Jornadas de Turismo 2019, que se desenrola ao longo dos dias 26 e 27 de setembro, com palestras, apresentações e debates que acontecem quer no Auditório do Forte Santiago da Barra quer no Auditório Francisco Sampaio na ESTG-IPVC.  Neste dia, Francisco Sampaio, ilustre fundador do Curso de Turismo e personalidade de reconhecido mérito no panorama turístico nacional, será justamente homenageado pelo Curso de Turismo e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão.  Na sexta-feira, ao final do dia, a comunidade de alumni, docentes e colaboradores que têm feito parte deste universo ligado ao Curso de Turismo, reunir-se-á para um jantar.

No ano letivo de 1989/1990, abriu, nas instalações do Castelo Santiago da Barra em Viana do Castelo, a primeira turma do primeiro ano do Curso de Turismo do IPVC. Chegavam a Viana alunos oriundos de vários pontos de Portugal Continental e Ilhas, para iniciarem, juntos, uma viagem académica e profissional, rica em desafios e sucessos, que tem sido revivida por um universo de mais de 1500 alunos diplomados em Turismo, sob a chancela do IPVC.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade