Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Galas do XXII Festival de Folclore Internacional do Alto Minho com entrada gratuita

Rádio Alto Minho

16 Julho 2018, 16:43

Acessibilidade

Publicidade

As seis galas do XXII Festival de Folclore Internacional do Alto Minho vai ser "todas" de entrada gratuita. A informação foi avançada à Rádio Alto Minho pela vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo e presidente da VianaFestas, entidade que organiza as festas da cidade

“No ano passado ensaiamos a gratuitidade das galas do festival porque constatamos que muitas pessoas ficavam à margem. Achamos que é mais interessante a abertura do festival a  todos os vianenses e a quem nos visita. Estas atividades são para fruição da comunidade vianense e dos visitantes, até porque que realizam em espaços públicos. Assim todos podem usufruir da beleza dos grupos participantes”, destacou Maria José Guerreiro.

A vereadora da Cultura vai marcar presença,  esta terça-feira, às 17:30 na receção oficial, na porta Mexia Galvão, na Praça da República.

“É uma receção aberta a toda a comunidade, para que todos os vianenses possam também receber os grupos participantes da XXII edição do festival”, frisou.

O festival começou, hoje, com a chegada dos grupos estrangeiros e vai decorrer até dia 22 de julho, reunindo cerca de 200 dançarinos de grupos oriundos da Guiné, Polónia, Bolívia, Itália, Colômbia e México que substitui a participação, inicialmente prevista do Perú.

O festival, organizado pela Vianafestas, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, conta ainda  com a presença dos grupos anfitriões de Viana do Castelo .

Este é um Festival C.I.O.F.F. (Conseil International des Organisations de Festivals de Folklore et d’Art’s Traditionnels) que acontece ao longo de uma semana e vai promover diversas galas em locais variados, incluindo ainda desfiles e atuações pelas ruas da cidade e em diversas instituições de solidariedade social.

No dia 17, às 15:00, os grupos participantes vão atuar e desfilar pelas ruas da cidade, acontecendo a receção oficial na Porta Mexia Galvão, pelas 17:30, seguida de um jantar convívio.

No dia 18 , os grupos vão atuar em instituições de solidariedade social e, à noite, pelas 22:00, decorrerá a Gala de Abertura, reunindo todos os grupos na Praça da República.

No dia 19,  acontecerá a Gala da União , pelas 22:00, com os grupos da Guiné, Polónia, Peru e Portugal, contando ainda com a presença de um grupo vianense convidado.

No dia 20 , o programa inclui a Gala da Família, no Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 15:00, com todos os grupos, e à noite, pelas 22:00, decorrerá a Gala Santoinho, na Fundação Santoinho, na freguesia de Darque.

No dia 21, sábado, entre as 10:00 e as 13:00, será promovida a Viana Sensorial, uma experiência para estimular os cinco sentidos numa mesma cidade, com exibições de dança, mostra de produtos gastronómicos pelos grupos internacionais e exposição de um traje de cada grupo visitante nos Antigos Paços do Concelho.

Na noite desse dia, a Praça da República será o palco da Gala da Fraternidade, pelas 22:00, reunindo dançarinos de Bolívia, Itália, Colômbia e Portugal, contando também com a presença de um outro grupo vianense convidado.

No dia 22 , todos os grupos participam numa missa que acontece em Santa Luzia, às 12:00, seguida de um piquenique de convívio. Os grupos voltam a desfilar e a atuar nas ruas da cidade nessa tarde, pelas 17:30.

A Gala de Encerramento contará com a participação de todos os grupos, na Praça da República, pelas 22:00.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade