Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Turismo do Porto e Norte publica guia turístico “Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés”

Eduarda Alves

11 Setembro 2021, 11:49

Acessibilidade

Publicidade

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) publicou um guia turístico que descreve, o Caminho da Geira e dos Arrieiros como mágico, dos mais peculiares e uma verdadeira viagem por diversas épocas da história.

O Guia Turístico da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés contempla um capítulo de 28 páginas, intitulado “Ficha de Proposta de Programa Turístico Caminho da Geira e dos Arrieiros”, ao itinerário jacobeu que liga Braga a Santiago de Compostela.

“É uma verdadeira viagem pelas diversas eras da história, com os vestígios existentes a dotarem o caminho de uma envolvência única”, adianta o Guia Turístico da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, frisando que o Caminho da Geira e dos Arrieiros tem “passagens por reservas naturais de inigualável valor”.

É um traçado “genuíno”, com “desafios físicos e espirituais, em comunhão com a natureza e a história”, que se “integra de forma natural na história das regiões que atravessa”.

“O percurso torna-se um complexo e intrincado circuito arqueológico romano, com uma passagem de 30 quilómetros pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, através da Geira Romana, mantendo muito do seu traçado original, por diversos pontos de interesse, envolvidos por um ambiente de beleza natural incomparável no contexto nacional”, refere o capitulo relativo ao itinerário, desenvolvido pela Idtour. O percurso é marcado por um conjunto maioritariamente epigrafado de miliários na Geira Romana, “caso único no território mundial devido à sua extensão e densidade por milha”, constituindo esta “viagem um verdadeiro marco de envolvência cultural e paisagística”, que se tornam “parte da magia do trajeto”.

A primeira edição do Guia Turístico da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, de seis mil exemplares, datada de março de 2021, propõe que o Caminho da Geira e dos Arrieiros seja percorrido a pé em 14 etapas.

 

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - 100% ProAuto
Rádio Alto Minho - AUTO QF
Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Comentários

Publicidade