EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Guias de Portugal juntam vozes de Viana do Castelo por um mundo sem violência

Rádio Alto Minho

23 Novembro 2017, 9:49

Acessibilidade

Publicidade

O Comissariado Regional de Viana do Castelo das Guias de Portugal vai juntar, este sábado, mais de 300 participantes no projeto “Vozes Contra a Violência para assinalar Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

A iniciativa, intitulada “Junta a tua voz por um mundo sem violência” vai decorrer na capital do Alto Minho, em Ponte de Lima, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha e, em, Vila Nova de Cerveira.

Segundo os dados divulgados à RAM pelo Comissariado Regional das Guias de Portugal, no Distrito de Viana do Castelo, cerca de 100 Avezinhas e Guias (dos 6 aos 18 anos) estiveram envolvidas na preparação e realização de ações de sensibilização a 33 turmas num total de 16 escolas, onde sensibilizaram e convidaram mais de 800 alunos a serem vozes ativas contra a violência.

No sábado ocorrerá o encerramento oficial do projeto “Vozes Contra a Violência”.

Nesse dia, aquela que é a maior associação juvenil feminina em Portugal promove uma ação de mobilização para o tema da violência contra as mulheres, replicada nas várias regiões do país onde existem Guias.

Nesta atividade as Avezinhas e Guias dinamizarão um pequeno jogo em conjunto com os transeuntes, onde revelarão alguns factos sobre a violência, e por fim convidarão a população a juntar a sua voz para um mundo sem violência.

O projeto Vozes Contra a Violência é um projeto de educação para a cidadania sobre os vários tipos de violência, dinamizado pela Associação Guias de Portugal, que integra um projeto lançado pela WAGGGS (Associação Mundial das Guias) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) designado de “Stop the Violence, speak out for girls rights”.

Em Portugal, a iniciativa começou por ser dinamizada pela AGP junto das próprias associadas, em 2016, em cerca de 50 localidades e abrangendo cerca de duas mil Guias. A primeira fase centrou-se no proporcionar formação às dirigentes sobre o tema e como trabalhá-lo com as Guias, e posteriormente desenvolveram-se atividades com as Guias para aumentar o seu conhecimento e consciencialização para a importância a temática.

Face à ótima recetividade e aos bons resultados alcançados junto das Guias participantes e respetivas famílias, a AGP decidiu em 2017 alargar o projeto às escolas, através de ações de sensibilização conduzidas pelas próprias Guias junto dos seus pares.

“Junta a tua voz por um mundo sem violência” é o mote que presidiu a 2ª fase do projeto, traduzindo o seu principal objetivo: aumentar o número de vozes ativas contra a violência, através da sensibilização e prevenção de comportamentos junto de um maior número de crianças e jovens em idade escolar.

No âmbito deste projeto, as Guias realizaram até à data em todo o país mais de 200 ações em cerca de 80 escolas, sensibilizando mais de 5000 crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 25 anos, para serem vozes ativas contra a violência.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade