Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Impasse na reconstrução de igreja em Lavradas leva autarca a pedir intervenção do Bispo de Viana

Rádio Alto Minho

15 Fevereiro 2019, 18:59

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Junta de Freguesia de Lavradas, em Ponte da Barca, apelou hoje ao bispo da Diocese de Viana do Castelo para “tomar providências” e fazer “imperar o bom-senso” na “discórdia” que envolve a reconstrução da igreja da aldeia. André Fernandes diz estar "muito preocupado" com o "clima de mau estar" que se vive na aldeia.

“Gostaria de fazer um apelo ao senhor bispo Anacleto Oliveira, que é uma boa pessoa, para tomar providências. Está mais do que na hora de acabar com isto. Até ir ter com o povo a para esclarecer isto. Apelo o bom senso do povo para que se resolva o quanto antes”, disse o autarca

Fonte do secretariado diocesano de comunicação social de Viana do Castelo, informou que o bispo Anacleto Oliveira “não faz qualquer comentário sobre o assunto”.

Em causa está o impasse em torno da reconstrução da igreja de Lavradas, datada do século XVII, e totalmente consumida por um incêndio, no dia 18 de dezembro de 2017.

Segundo André Fernandes, “no dia seguinte à tragédia”, a população começou a mobilizar-se numa campanha de angariação de fundos para a reconstrução do templo que terá reunido “cerca de 400 mil euros”.

Após o incêndio que destruiu a igreja, foi aberta uma conta solidária numa instituição bancária para recolha de donativos e criada uma página nas redes sociais intitulada “Vamos reconstruir a nossa igreja seguida por 1.087 pessoas.

Em julho de 2018, numa sessão de esclarecimento, foi apresentado um projeto de reconstrução do templo que está na origem da “discórdia” por prever a demolição da residência paroquial.

“Esta solução gerou descontentamento na população e, a mim, enquanto autarca deixa-me muito preocupado. A igreja faz e vive à custa do povo, da ajuda comunitária. A casa paroquial foi construída na década de 60 mas há pessoas vivas que participaram na construção e que se lembram do valor imposto a cada família pelo sacerdote da altura e isto(demolição)vem criar muita discórdia. Preocupa-me existir este clima, este mau estar na minha freguesia”, referiu.

O pároco de Lavradas, Filipe Sá  recusou-se a fazer comentários sobre o caso.

Em setembro, a fachada da casa paroquial chegou a ser vandalizada com a pintura de várias frases como “Não à demolição” e “o povo vai à luta”, e reclamando a realização de um referendo sobre o assunto.

O autarca André Fernandes adiantou que o “impasse dá uma má imagem da freguesia” e frisou que “caso seja a Diocese de Viana do Castelo a tomar a decisão final sobre o projeto de reconstrução da igreja será criada uma comissão de residentes e emigrantes que exigirá a devolução dos donativos recolhidos pela campanha designada ‘Vamos reconstruir a Nossa Igreja’”.

“A informação que tenho é que essa comissão está preparada para avançar se a diocese a decidir. As pessoas sentem-se lesadas e é legítimo. Se isso acontecer preocupa-me ainda mais, enquanto autarca e enquanto habitante. Enquanto autarca porque sou o elo mais próximo do povo. O pároco diz a missa e vai embora. Eu estou a viver com o povo e sei que isto mexe com sentimentos das pessoas. Lavradas é uma aldeia muito rural e o tema de conversa é sempre este. Ouvem-se as conversas das pessoas porque a reconstrução da igreja não anda, e a quererem saber o que fizeram ao dinheiro”, explicou.

Com a destruição do templo, as missas passaram a ser celebradas na sede da Junta de Freguesia e da Associação Lavradas.

Em junho de 2018, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a igreja para “cumprir uma promessa feita em dezembro de 2017, após o incêndio que destruiu por completo a igreja da freguesia.

“Foi uma visita de surpresa e muito rápida para se inteirar da situação como tinha prometido aquando do incêndio. O senhor presidente da República mostrou-se muito solidário e garantiu que irá ajudar, no que lhe for possível, à reconstrução do templo”, afirmou, na altura, o presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho (PSD).

Augusto Marinho adiantou a visita revelou “o carinho e a atenção do Presidente da República para com Ponte da Barca e, em especial, para com Lavradas”.

No final de 2017, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu no Palácio de Belém a Câmara Municipal de Ponte da Barca e a Junta de Freguesia de Lavradas em audiência, tendo prometido, na ocasião, apoiar a reconstrução da igreja e visitar aquele concelho do distrito de Viana do Castelo.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade