Instituto São João de Deus inaugurou Unidade Sócio Ocupacional em Viana do Castelo
18 Outubro 2021, 18:09
O Instituto São João de Deus (ISJD) apresentou esta tarde três novas unidades de saúde que irão nascer em Viana do Castelo. Uma Unidade Sócio Ocupacional, uma Unidade de Demências e uma Unidade de Apoio Máximo e Moderado. A cerimónia de abertura teve lugar nas instalações da Unidade Sócio Ocupacional, situada na Rua José Espregueira.
Foi inaugurada uma exposição de «S. João de Deus no século XXI» de Gustavo Barqueta, como demonstração do projeto «Nós loucos aqui vos esperamos» por um grupo de utentes do projeto P28 | Manicómio – Viarco / Casa de Saúde S. José.
A Unidade Sócio Ocupacional São João de Deus do ISJD será uma resposta da Instituição à carência deste tipo de espaços verificada no distrito, agudizada com a pandemia de Covid 19. Esta unidade vai ter capacidade para 30 pessoas com moderado e/ou reduzido grau de incapacidade psicossocial, clinicamente estabilizadas, mas com disfuncionalidades na área relacional, ocupacional e de integração social. A unidade tem como finalidade a promoção de autonomia, a estabilidade emocional e a participação social, com vista à integração social, familiar e profissional dos indivíduos.
Esta Unidade tende a servir o concelho, com uma intervenção assente na articulação de proximidade com os parceiros da Rede Social de Viana do Castelo.
Segundo o presidente desta Unidade, Vítor Lameiras, está visado ainda, um projeto com a construção de um edifício na Meadela, para o ano de 2023 que funcionará como Unidade de Apoio Máximo e Moderado com 24 e 16 camas respetivamente.
Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, mostrou-se agradado com o seu primeiro ato público, enquanto autarca do município, visto já “estar a cumprir um compromisso com os vianenses, neste caso na área da saúde”, visto a Segurança Social já ter identificado como estas instituições como “necessárias”.
O Instituto S. João de Deus é uma IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) da área da saúde de âmbito nacional, que presta cuidados em regime de internamento a cerca de 2000 pessoas nos âmbitos da psiquiatria e saúde mental, cuidados continuados e cuidados paliativos.





















