EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Incêndios :Alto Minho passa a contar com 12 Equipas de Intervenção Permanente

Rádio Alto Minho

10 Maio 2018, 15:24

Acessibilidade

Publicidade

O novo presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Distrito de Viana do Castelo anunicou, hoje, que “a região vai passar de 5 para 12 Equipas de Intervenção Permanente (EIP)”.

“Em princípio estarão todas no terreno no mês de junho, sendo que, em alguns casos, como as EIP Caminha e Vila Praia de Âncora estarão já no terreno no dia 15 de maio”, disse.




Miguel Alves, que falava aos jornalistas no final da primeira reunião de trabalho da nova Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo, referiu que o “objetivo é ter equipas de profissionais no seio de cada uma das corporações de bombeiros”, disse o também presidente da Câmara de Caminha.

Anunciou ainda “um reforço de operacionais vindos de Lisboa” para dar resposta ao reduzido número de efetivos, sendo “o único distrito que tem todos os concelhos com freguesias com zonas de risco máximo”.

“O Alto Minho é o terceiro a nível nacional no número de ocorrência e é o último da lista no que diz respeito ao número de bombeiros”, reforçou Miguel Alves, que sucede no cargo ao presidente da Câmara de Viana do Castelo, o socialista José Maria Costa.

O responsável adiantou também que Caminha deverá integrar o projeto-piloto de evacuação de aldeias que o Governo está a testar no país, sem especificar quando e em que freguesia daquele concelho será realizado o simulacro.



Também presente no encontro, o secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves disse que o distrito de Viana do Castelo “ preparou-se muito bem na fase da prevenção e da autoproteção”, tendo preparados simulacros de evacuação de aldeias”

“Embora sendo um distrito, comparando com o todo nacional, com déficit de bombeiros, estão preparadas equipas para vir do exterior e, se se justificar, um reforço maior ainda nós, naturalmente, não deixaremos de equacionar essa hipótese”, destacou.

A nova Comissão Distrital de Proteção Civil integra ainda os autarcas de Monção, António Barbosa, e o de Ponte da Barca, Augusto Marinho, ambos do PSD, um representante de cada ministério, os responsáveis máximos das forças de segurança do distrito, os capitães de porto e representantes do INEM, Liga dos Bombeiros Portugueses(LBP) e Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP).

Miguel Alves foi “designado” para a presidência daquela estrutura pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), “depois de auscultados os dez municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho”.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade