EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

INEM realizou na primeira semana de setembro 1.935 transportes de casos suspeitos

Rádio Alto Minho

11 Setembro 2020, 17:00

Acessibilidade

Publicidade

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou entre 31 de agosto e 6 de setembro 1.935 transporte de utentes suspeitos de infeção por SARS-CoV-2 e efetuou 87 recolhas de amostras biológicas para análise à COVID-19.

O transporte de utentes com sintomas compatíveis com infeção por SARS-CoV-2 continua a marcar a atualidade dos meios de emergência pré-hospitalar do INEM e de todo o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). Na primeira semana do mês de setembro foram realizados 1.935 transportes de casos suspeitos, cerca de 276 transporte por dia. A região norte foi a que efetuou mais transportes, tendo realizado 743 transportes às unidade de saúde. Os meios afetos à Delegação Regional do Sul (DRS) do INEM efetuaram 697 transportes. Na Delegação Regional do Centro (DRC) foram transportados 393 utentes e na Delegação Regional do Sul – Algarve, 102. Recorda-se que a definição de caso suspeito de COVID-19 é, entre outros e de acordo com as normas em vigor¸ qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

As equipas de recolha de colheitas de amostras biológicas para análise à COVID-19 efetuaram entre os dias 31 de agosto de 6 de setembro 87 colheitas. O trabalho destas equipas, constituídas por dois enfermeiros(as), é solicitado pelas Autoridades de Saúde e é coordenado pela Sala de Situação Nacional (SSN) do INEM, que se encontra ativa desde o inicio de março para coordenar a atividade no INEM na reposta à pandemia de COVID-19.

A 6 de setembro não havia registo de qualquer trabalhador ou colaborador do INEM com infeção por SARS-CoV-2. Um trabalhador estava em isolamento profilático e outro sob vigilância da Comissão de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos do INEM. Desde o inicio da pandemia apenas 19 trabalhadores e colaboradores do INEM foram diagnosticados com COVID-19.

Publicidade

Rádio Alto Minho - RETOMA RAM
Rádio Alto Minho - Decisões e Soluções
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - 100% ProAuto
Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)

Siga-nos

Comentários

Publicidade