Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Infraestruturas de Portugal vai investir 2,5 milhões de euros na reabilitação da ponte de Fão em Esposende

Rádio Alto Minho

06 Dezembro 2021, 17:52

Acessibilidade

Publicidade

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje que prevê lançar no início de 2022 o concurso público para a reabilitação da ponte de Fão, sobre o Rio Cávado, em Esposende, no distrito de Braga.

Em comunicado, a IP acrescenta que a empreitada está avaliada em 2,5 milhões de euros, sendo o prazo de execução de um ano.

A empreitada, acrescenta, passa pela reparação e aplicação de uma nova proteção superficial em toda a estrutura metálica do tabuleiro, que incluirá também a substituição de rebites e parafusos e de algumas chapas. Inclui ainda a aplicação de um novo sistema de pintura.

Paralelamente, também será protegida a superfície imersa dos pilares e serão reparadas “outras anomalias” existentes na ponte e nas estruturas de acesso, com o alteamento do guarda-corpos metálico do passeio e substituição das guardas de segurança.

A IP lembra que, em 2020, efetuou uma intervenção corretiva nos passadiços do lado poente, tendo no final do passado mês de novembro efetuado também um conjunto de “pequenas reparações” no passadiço do sentido oposto, em zonas do pavimento metálico com corrosão mais acentuada.

A ponte de Fão, que faz a ligação entre esta freguesia e a cidade de Esposende, foi construída nos finais do século XIX (1888-1891), sendo um projeto do engenheiro Abel Maria da Costa.

Em 1986, a ponte foi classificada como imóvel de interesse público, por ser o único exemplar em Esposende da arquitetura industrial.

Foto: Fernando Costa

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade