Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Instalação Intervenção Plástica Sonora SOUNDIVARIUS hoje e amanhã no Teatro Municipal Sá de Miranda

Rádio Alto Minho

04 Março 2020, 13:20

Acessibilidade

Publicidade

Entre hoje e amanhã, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe SOUNDIVARIUS - Instalação Intervenção Plástica Sonora – LixoLuxoPoético, de João Ricardo de Barros Oliveira. A apresentação acontece, esta quarta-feira, a partir das 21h30, e amanhã, a partir das 10h00.

As experiências sonoras do autor são baseadas na ideia de soar arte a partir de lixo – assim luxo. Assim, os “Objetos Sonoros” são construídos principalmente de coisas e materiais encontrados, criando instrumentos esculturais únicos com as quais novos sons são produzidos.

João Ricardo de Barros Oliveira, agraciado com o título de Cidadão de Mérito da cidade no passado dia 20 de janeiro, é natural de Viana do Castelo, mas trabalha entre Portugal e Berlim, na Alemanha, onde centraliza o desenvolvimento da sua atividade de músico-escultor plástico sonoro.

Dedica-se predominantemente à criação de novos sons instrumentais. A dimensão da sua obra envolve desde esculturas até à conceção de novos instrumentos musicais e objetos sonoros, construídos a partir de bens recuperados do lixo.

A criação de objetos esculturais capazes de produzir sons com identidade própria, que nunca estão prontos e evoluem sempre para novas e inusitadas sonoridades, tem sido a sua cruzada de mais de duas décadas de experimentação estética e sonora.

Colaborou com diversos artistas portugueses e estrangeiros, participou em numerosos festivais internacionais de música, dirigiu workshops para crianças e seniores sobre construção de instrumentos a partir do lixo, apresentou a sua música na rádio e televisão na Noruega, Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Áustria e nos Estados Unidos da América, tendo ainda sido compositor de música para filmes de Anna Hoegh Krohn, no qual também atuou como protagonista.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade