Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Investigador da Universidade do Minho é o melhor doutor em Economia de Portugal

Rádio Alto Minho

06 Dezembro 2021, 11:36

Acessibilidade

Publicidade

Entre os dois vencedores do Prémio António Simões Lopes, está o investigador Izzat Ramadan, da Universidade do Minho.

O Prémio António Simões Lopes foi atribuído pela Ordem dos Economistas e pela PwC Portugal a Izzat Ramadan, o autor da melhor tese doutoral em Economia apresentada no nosso país em 2020. Essa distinção teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no decorrer do 9º Congresso Nacional dos Economistas, e incluiu um prémio monetário de 7.500€, cujo valor foi dividido com uma estudante da Universidade da Beira Interior.

Izzat Ramadan expressou-se relativamente ao prémio que lhe foi atribuído com as seguintes palavras: “Estou muito orgulhoso e feliz por reconhecerem as minhas ideias sobre o efeito da cultura no comportamento financeiro, como a influência dos pais neste âmbito, algo que quero estudar com mais detalhe em várias partes do mundo”.

O investigador da Universidade do Minho, Izzat Ramadan, é natural de Beirute, tem 41 anos e vive atualmente em Braga. É licenciado e mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Haigazian, doutorado em Ciências da Administração pela Universidade do Minho e tem uma especialização em Finanças Islâmicas pela Universidade de Durham. Professor de Finanças na Universidade Internacional Libanesa e na Universidade de Ciências e Artes do Líbano, elabora pesquisas no Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da Universidade do Minho e no Instituto de Soldadura e Qualidade. Para além disso, Izzat Ramadan é também vlogger de literacia financeira num canal de Youtube, compositor e músico de estilos como rock, jazz e clássico

A tese com que Izzat Ramadan concorreu a este prémio, foi a “Three essays on financial literacy and financial behavior”, (Três ensaios sobre literacia financeira e comportamento financeiro). Tese essa que havia defendido no seu doutoramento em Ciências da Administração, realizado na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, tendo como orientadores os docentes Cristiana Leal e Manuel Rocha Armada.

A tese do autor apresenta três ensaios sobre literacia e comportamento financeiro. Através do cruzamento de várias bases de dados microeconómicos, Izzat Ramadan revelou, no seu primeiro ensaio, que existem efeitos positivos na junção da literacia e do comportamento financeiro. Concluiu ainda, que os laços familiares fortes podem ser prejudiciais na poupança, na riqueza, nos investimentos em produtos financeiros complexos e na acumulação de dívida.

O segundo ensaio da tese do investigador, debruça-se em fatores psicológicos e culturais, explorados pela primeira vez na área da economia, num inquérito realizado em nove países. Através desse ensaio, o autor concluí existir a necessidade de criação de políticas públicas e planos de educação financeira para diferentes grupos, com base no género, no país, na religião, na estrutura familiar e no perfil psicológico de cada cidadão.

No terceiro ensaio, foi realizado um inquérito recorrendo a algoritmos de machine learning, em regiões germânicas, latino-europeias e árabes, do qual se concluiu que a literacia financeira é a principal determinante do comportamento financeiro do indivíduo, dependendo também, entre outros aspetos, do modo como socializa financeiramente com os pais, da confiança, da impaciência e da aversão deste ao risco.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade