Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

IPVC e 24 universidades da América Latina “trocam” conhecimento com projetos de 3,5 milhões de euros

Rádio Alto Minho

23 Janeiro 2020, 13:24

Acessibilidade

Publicidade

O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Carlos Rodrigues, e o secretário geral do Conselho Superior Universitário Centroamericano (CSUCA), Carlos Alvarado, instituição que representa 24 universidades de oito países da América Latina, assinaram um protocolo de cooperação que resultará, já em fevereiro, na candidatura de dois projetos conjuntos de 3,5 milhões euros a fundos comunitários destinados à cooperação e mobilidade académica.

Segundo a professora coordenadora do IPVC, Helena Santos Rodrigues, os projetos serão candidatos “aos programas Erasmus +, para a mobilidade internacional de créditos, e ao Capacity Building, que visa desenvolver as capacidades das universidades estrangeiras”.

A investigadora adiantou que os projetos, a candidatar, até 05 de fevereiro, terão 100% de financiamento comunitário, serão implementados no ano letivo 2020/2021 e abrangerão todas as áreas de formação ministradas nas seis escolas do instituto politécnico”.

 

Já o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues sublinhou que o protocolo hoje assinado com CSUCA “resulta de um trabalho de parceria e colaboração desenvolvido há mais de uma década entre as duas instituições, e é o primeiro, do género, entre universidades portuguesas e aqueles países latino-americanos”.

“Este protocolo vem consolidar o trabalho que vimos desenvolvendo juntos há uma década, primeiro na área da gestão e que queremos alargar a todas as áreas de formação do IPVC. É um acordo que vem abrir portas a trabalhos futuros, que têm de ser pensados e maturados”, disse Carlos Rodrigues.

Presente na sessão, o vereador da Câmara de Viana do Castelo, Ricardo Carvalhido sublinhou a importância do acordo assinado por permitir a criação de “redes de partilha de conhecimento”.

“Além da transferência de conhecimento estas redes permitem aumentar a criatividade que é decisiva para o mundo global em que vivemos”, destcaou Ricardo Carvalhido.

O protocolo que tem como objeto a “promoção do intercâmbio de professores, investigadores e estudantes através de um programa de mobilidade académica que lhes permita melhorar a sua formação, assim como fomentar uma investigação orientada para o fortalecimento dos programas académicos de mútuo interesse”.

É ainda âmbito deste protocolo, “a organização conjunta de atividades académicas, científicas e culturais, o desenvolvimento de projetos de investigação em áreas de interesse assim como gerir, conjuntamente, do financiamento de projetos conjuntos junto das respetivas entidades, o desenvolvimento de atividades académicas, cursos, conferências, seminários, cursos de curta duração, entre outros que fomentem o intercâmbio de experiências entre docentes e estudantes, o intercâmbio de material bibliográfico, didático e publicações de mútuo interesse”, entre outros.

O acordo hoje assinado marcou o primeiro de três dias do I Encontro Internacional InterUniversitário: América Latina- Caracterização e Empreendedorismo Social.

A iniciativa pretende dar a conhecer “as características e dinâmicas dos países latino-americanos, além da partilha de experiências, tendências e conhecimentos académicos e/ou empíricos sobre empreendedorismo social”.

A reflexão “permitirá ainda proporcionar uma maior colaboração e estreitar os laços da rede entre Portugal e a América Latina, em benefício da academia, universidades e dos países envolvidos”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade