Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Jornalistas lamenta que a proposta de Orçamento de Estado ignore “completamente as dificuldades da comunicação social”

Rádio Alto Minho

19 Outubro 2021, 16:45

Acessibilidade

Publicidade

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) lamenta que a proposta de Orçamento de Estado para 2022 ignore “completamente as dificuldades da comunicação social” e que tenha “passado ao lado das propostas que o SJ apresentou para apoio ao sector”.

“O sector da comunicação não teve qualquer apoio directo durante a pandemia”, destaca o SJ em comunicado, argumentando que o “adiantamento da verba destinada a publicidade institucional para o ano de 2020 serviu apenas para criar a ideia, errada, de que foram injectados 15 milhões de milhões de euros nos media, quando se tratava apenas de uma antecipação do dinheiro que já estava destinado aos anúncios do Estado”. “Acresce o placebo que é o IVAucher para a comunicação social, pois só permite descontar IVA de jornais ou revistas comprados em livraria. Algo impraticável para o comum dos cidadãos nos dias de hoje e quando são poucas as livrarias que vendem jornais”, refere a mesma entidade.

O SJ já antes tinha proposto medidas como a criação de um voucher de 20 euros por agregado familiar para assinaturas ou compra de jornais e revistas, o desconto do IVA de produtos de media no IRS ou a oferta de jornais ou uma assinatura digital a todos os jovens que completem 18 anos, a par de outras “medidas para as ajudar as empresas do sector ou promover a literacia entre os portugueses, especialmente nas franjas – entre os mais novos e os mais velhos”. “Lamentavelmente, nenhuma dessas propostas teve eco no OE2022, o que demonstra a indiferença do poder político e executivo às dificuldades do sector”, reforça o SJ no mesmo comunicado.

“As únicas verbas disponíveis para apoiar o jornalismo são destinadas à digitalização, cujas candidaturas podem ser feitas no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Admitindo alguns benefícios desse financiamento, o SJ teme que a digitalização, por si só, possa não ser suficiente para melhorar os salários e as condições de trabalho dos jornalistas”, alerta a mesma entidade.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade