EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Nacional

José Manuel Carpinteira pede ao Governo reforço orçamental para ULSAM

Andrea Cruz

09 Novembro 2018, 18:57

Acessibilidade

Publicidade

O deputado do PS eleito por Viana do Castelo, José Manuel Carpinteira, diz ter pedido à ministra da Saúde um "reforço" orçamental para a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), que "está há anos suborçamentada".

Em comunicado, o deputado socialista refere que o pedido foi feito durante uma audição a Marta Temido, no âmbito da discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado (OE) para 2019.

Para José Manuel Carpinteira, a ULSAM “está subfinanciada desde 2011, recebendo, per capita, abaixo da média nacional, apesar da complexidade e da dispersão geográfica”.

“Este continuado subfinanciamento tem prejudicado os necessários investimentos e um progressivo aumento da dívida a fornecedores”, acrescenta, esperando “uma resolução do problema em breve tendo em consideração as alterações previstas ao modelo de financiamento dos hospitais e a ação estratégica na recuperação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A ULSAM integra os hospitais de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, 13 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, servindo uma população residente superior a 250 mil pessoas. No total, a ULSAM emprega mais de 2.500 profissionais.

José Manuel Carpinteira adiantou ter destacado que a ULSAM “tem vindo a melhorar os indicadores de acessibilidade, desempenho e qualidade”, mas que essa “melhoria na prestação de cuidados de saúde, assim como as várias medidas e alterações legislativas, têm levado a um aumento significativo da despesa, sem a devida compensação orçamental”.

O deputado socialista eleito pelo Alto Minho revelou ainda que “é reconhecido o esforço considerável que a administração e os profissionais de saúde têm vindo a fazer para a melhoria dos serviços”, alertando que “existem algumas carências que urge resolver, nomeadamente em recursos humanos e equipamentos”.

“Para ultrapassar essas dificuldades é fundamental reestruturar o financiamento desta Unidade de Saúde, porque de acordo com a Administração, a situação já ultrapassou o limite em termos orçamentais e financeiros”, defendeu o deputado.

Publicidade

Rádio Alto Minho - QUEEN (individual)
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Eugenia Lopes (individual)
Rádio Alto Minho - Lusomotor

Publicidade

Rádio Alto Minho - Cerqueira’s
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - Valentim
Rádio Alto Minho - Eletro Borlido

Siga-nos

Comentários

Publicidade