Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Jovem chefe minhoto vai representar Portugal nos European Young Chef Awards

Rádio Alto Minho

09 Outubro 2019, 9:12

Acessibilidade

Publicidade

Rui Pedro Meira é o embaixador português no concurso internacional de gastronomia que acontece nos dias 22 a 24 de outubro, na Grécia.

O jovem de 19 anos irá representar o país no concurso internacional European Young Chef Awards (EYCA), na ilha de Rodes na Grécia, nos dias 22 a 24 de Outubro. O concurso é promovido pelo International Institute of Gastronomy, Art and Tourism(IGCAT) e reúne os finalistas dos concursos realizados nas regiões europeias, dando a oportunidade de apresentar as receitas tradicionais e inovar os pratos das regiões apenas com ingredientes locais de cada país.

Rui Pedro Meira escolheu para apresentar no concurso internacional uma termine de carnes com porco bísaro, carne de vaca cachena, frango, mão de vaca, chouriços acompanhados de arroz de sarrabulho e cebolas curadas e glaceadas. O estudante de cozinha na ​Escola Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo inspirou-se nas tardes de convívio em família​ para esta receita​.
O evento contará a presença dos melhores jovens chefes de toda a Europa. “O EYCA é uma oportunidade única para aprender, ver a cultura gastronómica dos outros países e partilha de conhecimento”, confidencia Rui Pedro Meira. ​O jovem chefe ​foi o grande vencedor do Minho Young Chef Awards 2019 (MYCA), o evento que juntou o talento dos estudantes de gastronomia da região minhota em maio deste ano.

A criatividade, as habilidades e a capacidade de comunicar a história dos pratos serão avaliadas por um júri internacional especialista em diferentes áreas. O embaixador oficial é o famoso chef Joan Roca, dono do ​restaurante El Celler de Can Roca​ com ​três estrelas Michelin em Girona e na lista do The World’s 50 Best Restaurants.​ “É um prato técnico, com produtos da região de uma forma equilibrada e com um sabor estupendo. Tem muito potencial​”, explica António Loureiro, chef estrela Michelin, que ​acredita que o jovem pode ser um forte candidato à vitória portuguesa no EYCA.

Esta edição do concurso contará pela primeira vez com a avaliação das boas práticas e gestão dos resíduos utilizados durante a confecção dos pratos pelos jovens chefes.O objetivo é desafiar os futuros chefes a contribuir para a redução dos impactos negativos da gastronomia no meio ambiente.

“É uma oportunidade de incentivar os jovens chefes a valorizar os produtos endógenos da sua região, explicando a importância de preservar a diversidade alimentar e cultural das suas regiões ao longo da sua carreira profissional”, explica o Consórcio Minho Inovação – que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave e responsável pela participação do jovem chefe minhoto no EYCA.

A iniciativa do Minho Young Chef Awards é uma competição promovida pelo Consórcio Minho Inovação – que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, pelo Instituto Internacional da Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT), e pela Plataforma das Regiões Gastronómicas. O objetivo é fortalecer os laços entre os Municípios e a identidade do Minho através de jovens chefs profissionais, promovendo a inovação gastronómica, utilizando a cozinha tradicional e produtos locais. O MINHO Inovação juntamente com o ICGAT e a Plataforma das Regiões Europeias da Gastronomia estão empenhados em elevar o perfil da produção e diversidade local de alimentos.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade