Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Jovem de Viana conclui licenciatura em guitarra clássica numa das melhores escolas do mundo

Rádio Alto Minho

05 Novembro 2018, 12:12

Acessibilidade

Publicidade

Fábio Fernandes, natural de Viana do Castelo, acaba de terminar a licenciatura em música, numa das melhores escolas de artes do mundo. Em Londres, o jovem vianense já iniciou mestrado em guitarra clássica, a sua especialidade.

O caso de Fábio Fernandes, então com 18 anos, gerou uma onda de solidariedade na cidade, e até no país. A determinação do jovem e a situação de desemprego com que se confrontou o pai, com o encerramento dos Estaleiros Navais de Viana (ENVC), sensibilizou a Martifer, a nova subconcessionária dos terrenos e infraestruturas da empresa pública quer concedeu um apoio que também ajudou o jovem a chegar a Londres.

“Terminei, com honra, a licenciatura em música, na especialidade de guitarra clássica. Em setembro comecei o mestrado em performance na mesma escola, Guildhall School of Music & Drama”, explicou Fábio Fernandes, agora com 22 anos, à Rádio Alto Minho.

Em dezembro de 2013, o aluno da classe de guitarra clássica do professor Francisco Gomes, na Academia de Música de Viana do Castelo, conquistou um “sonho” que perseguia desde que começou a tocar guitarra aos 10 anos ao ser admitido na Guildhall School of Music & Drama, de onde saíram nomes de músicos internacionalmente conhecidos, como a violoncelista Ella Rundle ou a violinista Hikan Mitsukawa. Para o cinema saíram atores como Lennie Janes, Daniel Craig – que Fábio conheceu na pele de James Bond – ou ainda Orlando Bloom e Ewan Mcgregor.

Em 2014, antes da partida para Londres, desdobrou-se em concertos e recitais para “juntar dinheiro” e fazer frente aos encargos da licenciatura, cerca de 10 mil euros por ano em propinas, mais despesas mensais de estadia, alimentação e transportes.

Agora, terminada a licenciatura, disse ter sido “um caminho muito exigente e cheio de desafios”.

“Felizmente com muito trabalho e algumas ajudas, mesmo a nível económico, foi possível alcançar este objetivo. Olho para trás e sinto um enorme orgulho em poder dizer que obtive uma licenciatura na Guildhall School of Music & Drama. Uma escola que, para além do reconhecimento internacional, proporciona-me experiências e aventuras que, de outra forma, não seriam possíveis”, explicou.

Os custos do mestrado que iniciou em setembro vão ser assegurados com “uma bolsa de estudo que obteve através da escola e outra garantida pela instituição do Reino Unido Help Musicians”.

“As duas bolsas ajudam a cobrir parte do valor das propinas. O resto é suportado com o que vou ganhando com trabalhos que vou fazendo”, especificou.

Questionado sobre um eventual regresso a Portugal, no final da formação académica respondeu: “Num futuro próximo não me vejo a voltar a Portugal. Londres está a um nível cultural completamente diferente e eu sinto que é aqui que preciso de estar, nos próximos anos”.

“Não desvalorizo o potencial de meu país e o facto de ser um artista português, e, como tem vindo a ser tradição nos últimos anos, vou continuar a apostar na cultura do meu país tentado trazer o que de melhor encontro pelo mundo fora até a porta dos meus compatriotas”, adiantou.

Fábio Fernandes garantiu que tal como tem feito nos últimos anos, vai “continuar a divulgar jovens talentos estrangeiros em Viana do Castelo, através de recitais a solo e de música de câmara”.

“Outro projeto que tenho em mente passa pela realização de intercâmbios culturais, em diferentes países europeus com músicos que conheci em Londres. Também tenho uma página do Facebook onde as pessoas podem seguir o que ando a fazer e, em breve, terei também um sítio na internet para divulgar o trabalho que vou fazendo”, referiu.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade