EMISSÃO ONLINE
OUVIR
Nacional

Jovem engenheiro de Anha ganha Prémio REN que aposta em projetos que promovam as renováveis

Andrea Cruz

10 Novembro 2018, 15:56

Acessibilidade

Publicidade

Fábio José Correia de Brito, natural de Vila Nova de Anha, Viana do Castelo, conquistou o terceiro lugar no Prémio REN, que premeia as melhores teses na área da Engenharia, Economia, Matemática, Física, Química, Sistemas de Informação e Computação, na área de energia, a nível nacional.

O engenheiro eletrotécnico conquistou o terceiro lugar e ganhou prémio de dez mil euros com a tese de mestrado “Simulação de Estratégias de Operação Agregada de Sistemas de Armazenamento Distribuídos em Parques Eólicos e Centrais Fotovoltaicas”.

Os resultados do Prémio REN foram conhecidos na última quinta-feira.

Segundo o Expresso de hoje, o projeto de Fábio Brito tem como objetivo “estudar as vantagens de realizar ofertas em mercado de uma forma agregada com armazenamento, recorrendo a vários parques eólicos e centrais fotovoltaicas, face à realização das mesas ofertas, mas de uma forma individual a partir do caso concreto de duas centrais fotovoltaicas situadas na Roménia”.

O investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), diz, na entrevista ao jornal, que “as energias renováveis são uma das suas paixões” mas assegurou que decidiu enveredar por esta área “pelo valor que tem”.

“Com as mudanças que o setor energético vai conhecer nos próximos anos o desenvolvimento de novas ideias e soluções é algo muito importante e, por isso, pede um forte contributo governamental para que Portugal possa dar o próximo passo”, disse ao Expresso o engenheiro que quer ainda obter um grau na área de economia e ambiciosa deixar “marca no setor energético, um dia”.

Criado em 1995, o Prémio REN destina-se a premiar as melhores teses de mestrado no âmbito da energia, realizadas por alunos das áreas de Engenharia, Economia, Matemática, Física, Química, Sistemas de Informação e Computação.

Em comunicado, a REN diz que ao longo das suas 24 edições, os trabalhos premiados no âmbito do Prémio REN têm vindo a acompanhar as transformações e desenvolvimentos que têm moldado o setor da energia, a antecipar desafios, identificar questões e a propor soluções inovadoras.

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Eugenia Lopes (individual)
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - QUEEN (individual)
Rádio Alto Minho - Lusomotor

Publicidade

Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - Cerqueira’s
Rádio Alto Minho - Valentim
Rádio Alto Minho - Eletro Borlido

Siga-nos

Comentários

Publicidade