Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Jovens de Caminha contribuem com três projetos para o Orçamento Participativo Jovem de Portugal

Rádio Alto Minho

17 Julho 2018, 11:51

Acessibilidade

Publicidade

Jovens de Caminha contribuíram com três projetos para o Orçamento Participativo Jovem de Portugal (OPJP), todos ligados à natureza. As propostas foram apresentas esta segunda-feira, na praia de Vila Praia de Âncora um dos encontros de participação previstos no OPJP, uma iniciativa do Governo que disponibiliza 500 mil euros para apoio a projetos propostos e decididos por jovens com idades entre os 14 e o 30 anos, inclusive

 



As áreas temáticas elegíveis este ano são o desporto inclusivo, diálogo intergeracional, inovação cultural e sustentabilidade ambiental, podendo cada projeto atingir um montante máximo de 100 mil euros.

Os projetos apresentados pelos jovens de Caminha incidiram em duas das áreas, o desporto inclusivo e a sustentabilidade ambiental. Um dos grupos de jovens que se formaram pretende (re)florescer o Minho, em ligação com o Foundation Fest – Nature, Love & Music, um novo festival cuja primeira edição decorrerá no próximo ano, e que foi apresentado recentemente na praia das Azenhas, em Vilar de Mouros. É descrito como um evento de cariz social e de consciencialização ecológica, onde uma percentagem da bilheteira reverterá a favor da reflorestação das zonas ardidas do concelho de Caminha.

Outro grupo de jovens, unidos já pelo desporto e pela prática do remo (pertencem ao Sporting Clube Caminhense) pretendem condições para alargar a prática da modalidade, sobretudo na área da formação, e o seu projeto passa pela aquisição de novas embarcações.
O terceiro grupo quer aproveitar as condições naturais do território e “desenhar” percursos por terra, mas também aquáticos.
Estes e outros projetos vão constar do portal do Orçamento Participativo Jovem de Portugal, em https://opjovem.gov.pt/, onde poderá ser encontrada mais informação.



Na sessão realizada esta segunda-feira foi também assinado o protocolo que oficializa a operacionalização, no concelho, do Minhocleta, projeto de Marta Silva e Joana Amorim. O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, e o diretor regional do Instituto Português da Juventude e Desporto, Vítor Dias.

O Minhocleta prevê a aquisição de bicicletas em regime de partilha de utilização, que serão disponibilizadas em locais a designar, nos territórios de Viana do Castelo e Caminha, para uso gratuito.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade