EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Jovens de Viana criam plataforma de contacto direto entre os estudantes e empresas

Andrea Cruz

07 Dezembro 2018, 14:32

Acessibilidade

Publicidade

Um grupo de cinco jovens de Viana do Castelo, com idades entre os 20 e os 26 anos, criou uma plataforma de contacto direto entre estudantes e empresas.

O projeto, designado Sprint Experience Camp, vai ser lançado no dia 15, na sede da CEVAL, na praça 1º de Maio. O novo conceito de ‘networking’ permite que os jovens aprendam e, ao mesmo tempo, ofereçam novas soluções criativas para os problemas que as empresas enfrentam no dia-a-dia”.

No evento, os participantes desenvolvem algumas capacidades na área das tecnologias, negócio e criatividade e, ao mesmo tempo, são desafiados a resolver um problema real de uma empresa”, explicou à Rádio Alto Minho, Armindo Carvalho.

“Criámos um conceito para que os jovens consigam contactar de uma forma ativa com as empresas aprendendo e ao mesmo tempo oferecendo novas soluções criativas para os problemas que as empresas enfrentam no dia-a-dia e criar também uma oportunidade para empresas para procurarem novo talento dentro daquilo que é o ecossistema de Viana”, sustentou o gestor do projeto.

Em alternativa “às habituais entrevistas de emprego e eventos de recrutamento, o grupo quer ver desenvolvido o conceito de “acompanhamento”.

“Queremos, desde o primeiro momento, que os alunos entram num curso, as empresas estejam a acompanhar o talento que estão a desenvolver e que os alunos acompanharem a atividade das empresas. No final do curso, os jovens terão mais em condições de ir ao encontro das expectativas das empresas”.

 

O primeiro Sprint Experience Camp decorrerá no dia 15 de dezembro, durante todo o dia e será desenvolvido em parceria com a empresa Atlanse e terá como tema “Startup Branding”.

“Ao longo do evento os participantes poderão assistir a vários ‘workshops’ e apresentações sobre o tema, sendo ao mesmo tempo desafiados a criar uma estratégia de ‘branding’ e atração de talento para esta empresa, sugerindo à Atlanse novas abordagens para os problemas que atualmente enfrentam nestas áreas”, adiantou Armindo Carvalho.

Segundo Armindo Carvalho, “o evento divide – se numa parte de formação em que os jovens vão ter acessos a ‘workshops’ e outra parte onde resolverão um problema de uma empresa. O evento acaba com a apresentação dessas mesmas ideias à empresa que poderá, caso ache pertinente, aplicar essas mesmas ideias na sua operação”.

“Aqui o conceito é acabar com aquela lógica de os estudantes fazem o seu curso, acabam o seu curso e procuram emprego. Neste modelo, os estudantes fazem o seu curso e ,simultaneamente, contactam com as empresas, vão começando a construir soluções para as empresas e vão, de certa forma, mostrando às empresas o seu valor e assim assegurar melhor o seu futuro”, especificou.

Os cinco jovens autores da nova plataforma são todos naturais de Viana do Castelo.

“Somos todos de áreas diferentes, desde a Engenharia ao Design e à Gestão, portanto temos aqui os três pilares que compõem aquilo que nós queremos oferecer enquanto novas formações. O único ponto que nos une é a cidade de Viana do Castelo. Queremos criar algo de novo em Viana e introduzir este conceito de aproximar os jovens, desde o primeiro momento às empresas “.

Armindo Carvalho adiantou que o grupo tem como objetivo “fazer vários eventos semelhantes ao do dia 15, envolvendo cada vez mais várias empresas de Viana do Castelo.

“A médio prazo, pretendemos juntar todas estas empresas que foram colaborando ao longo do ano e fazermos um evento maior, criando um evento de mais que um dia, para permitir uma partilha e um ‘networking’ mais alargado entre empresas e jovens”.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Eugenia Lopes (individual)
Rádio Alto Minho - Lusomotor
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing

Publicidade

Rádio Alto Minho - Cerqueira’s
Rádio Alto Minho - Eletro Borlido
Rádio Alto Minho - Crédito Agricola
Rádio Alto Minho - Biojaq NOTICIAS individual
Rádio Alto Minho - Solar Merufe (banner noticias)

Siga-nos

Comentários

Publicidade