EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Lançado concurso internacional da edição 2017 da Bienal de Vila Nova de Cerveira

Rádio Alto Minho

11 Novembro 2016, 14:56

Acessibilidade

Publicidade

A Fundação da Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) anunciou hoje a abertura do concurso internacional da 19.ª edição do evento que vai decorrer de 15 de julho a 16 de setembro de 2017 naquela vila do Alto Minho.

Em comunicado, a FBAC revelou que o concurso daquela edição, com o tema “Da Pop Arte às Trans-Vanguardas, Apropriações da arte popular”, “destina-se a artistas de todo o mundo, sendo que cada concorrente terá de apresentar, para além das obras a concurso, um portfólio da sua carreira artística”.

Adiantou que “será dada preferência às obras que reflitam a cultura e tradição do país de origem dos artistas concorrentes, numa interpretação contemporânea”.

A mais antiga bienal de arte do país, criada em 1978 e que teve o escultor José Rodrigues como um dos fundadores, “manterá o formato adotado desde a primeira edição, com um local de encontro, debate e investigação de arte contemporânea e um programa concertado com o ensino superior das artes a nível Europeu”.

O programa da edição do próximo ano incluirá um concurso internacional, representações de universidades, escolas superiores e politécnicos das áreas artísticas, artistas convidados nacionais e estrangeiros com curadorias nacionais e internacionais, artistas homenageados, espetáculos, conferências e debates, ateliês, ‘workshops’, visitas guiadas”, entre outras ações.

Em 2015, a Bienal de Arte Vila Nova de Cerveira recebeu mais de 80 mil visitantes nos doze espaços que acolheram mais de 500 obras de arte, assinadas por quatro centenas de artistas de 33 países.

A edição de 2015 decorreu em espaços expositivos da vila onde nasceu em 1978, mas estendeu-se aos municípios vizinhos de Paredes de Coura e Caminha, e a Tomiño, na Galiza.

Segundo a organização, o orçamento da última edição rondou os 450 mil euros, suportados pela Câmara local, pela Direção Geral das Artes, e por patrocinadores.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade