Estamos a melhorar a sua experiência no nosso site.
Novidades brevemente!

Rádio Alto Minho

PUBLICIDADE

Desentupimentos e Limpeza de Fosas, Assistência a Caldeiras, Detecção de Fugas de ÁguaDesentupiemntos Industriais e DomésticosAssistência Cladeiras e Esquentadores
Rádio Alto Minho - Roady
Rádio Alto Minho - INSOMNIA
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Locutor
No Ar

Rádio Alto Minho

Livro de Arlete Faria apresentado na Biblioteca Municipal

de Andrea Cruz (RAM)

atualizada às 16:55,Qua, Fevereiro, 2018

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Viana do Castelo editou o livro “7 Fragmentos em A” de Maria Arlete Faria. O livro, lançado postumamente, nasceu de um desafio da escritora, que é também cidadã de mérito de Viana do Castelo pelos relevantes serviços prestados ao ensino e cultura, enquanto docente e ensaísta.

Natural do Porto, desenvolveu a sua atividade docente e dedicou-se a diversas causas culturais e intervenções públicas em Viana do Castelo. Mestre em Literatura, professora do ensino secundário, cronista, contista, ensaísta e animadora cultural, colaborou como jornal “O Comércio do Porto” e em jornais regionais. Tem um livro publicado com Luís F.A. Carlos, Prémio José Régio (ex-aequo) atribuído pela Brasília Editora, intitulado “Café Azul” e escreveu a obra Viana Olhares, bem como contos premiados e publicados em várias revistas.

Como ensaísta, participou com comunicações e presenças em congressos internacionais promovidos por várias Universidades. Publicou vários ensaios sobre Almada Negreiros, Sophia de Mello Breyner Andresen e Agustina Bessa-Luís.

Dirigiu e foi uma das fundadoras do Boletim Cultural Estilete do Centro Cultural do Alto Minho (CCAM), associação cuja direção presidiu entre 1997 e 2000 e onde reiniciou a publicação da revista Mealibra – 3ª série. Organizou e publicou uma espécie de antologia – ciclo de poetas vianenses que participaram no Ano Romântico, em Viana do Castelo, do CCAM intitulada 34 poemas de Amor.

Desde 2011, fez parte do Júri do Concurso Literário “António Manuel Couto Viana”, organizado pela Câmara Municipal.

Presidiu à direção do Fórum Vianense, entre 2011 e 2015, tendo organizado Conferências-Debate abertas à população de Viana do Castelo com temáticas sobre “A Reforma da Administração Local”, “Dinheiros Públicos e Transparência”, “Atividade Política dos Deputados Eleitos pelo Distrito de Viana”, “A Escola Pública Hoje”, “Que Ensino Superior para Portugal?”, “Portugal – Dívida ou Pobreza?” e “Estado de Direito, Justiça e Democracia”.

Esteve associada ao projeto digital “Médicos (artistas) +” divulgando a obra literária e a biografia de Cláudio Basto e organizou, na década de 90, quinzenalmente, noites de poesia no âmbito do CCAM. Desde 2010 organizou outras noites de poesia, com periodicidade mensal, para o Clube de Literatura Regional, BIVAM, da Escola Secundária de Monserrate.

RAM -
RAM -
RAM -
RAM -

PUBLICIDADE

Blisq Creative