EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Mais de 1.900 alunos fazem náutica nas escolas de Viana do Castelo

Andrea Cruz

13 Setembro 2019, 9:47

Acessibilidade

Publicidade

O programa "Náutica nas Escolas" envolve, este ano letivo, nove escolas, 99 turmas e um universo de 1.909 estudantes, dos sete agrupamentos escolares da rede pública, e pela primeira vez, uma escola privada e outra profissional.

As aulas, destinadas ao ensino básico e secundário do concelho, foram inseridas, por decisão dos agrupamentos de escolas, através da prática semanal de 90 minutos de surf, canoagem, remo ou vela, no plano curricular da disciplina de educação física.

Este ano letivo, pela primeira vez, o programa é alargado a uma escola privada e outra do ensino profissional.

Lançado em 2013, o programa representa um investimento anual a rondar os 300 mil euros, para garantir o transporte dos alunos, a aquisição de equipamentos individuais e embarcações e a contratação de técnicos que acompanhem os alunos.

Em 2017, o projeto foi apontado pelo “Erasmus+Sport”, um programa da União Europeia (UE) para a educação, formação e juventude, como “exemplo de boas práticas de políticas de incentivo aos desportos náuticos”.

A iniciativa foi ainda distinguida com vários prémios e menções, entre eles o de “Melhor Município para Viver”, Categoria Economia em 2013, o Prémio Desportivo 2014 “Personalidade do Ano” da Gala de Desporto e, já em 2015, o Prémio Athletice Mare 2015 dos Prémios Excellens Mare da PwC e o Prémio de Boas Práticas “Maia Cidade Europeia do Desporto”.

As aulas são desenvolvidas nos centros náuticos de remo e vela, na margem direita do rio Lima, e de canoagem, na margem esquerda, construídos pela autarquia num investimento superior a sete milhões de euros, e no Centro de Alto Rendimento de Surf, no Cabedelo.

Àquelas modalidades junta-se a natação, que a autarquia decidiu inserir em 2014 no plano curricular dos alunos do primeiro ciclo. Este ano envolve 36 escolas, 80 turmas e 1.529 alunos.

Há ainda a patinagem, iniciada em 2015 nos jardins de infância. Este ano conta com a participação de 320 crianças, de 18 turmas de 15 infantários.

O projeto Atletismo nas Escolas, dinamizado pela antiga campeã mundial de maratona Manuela Machado junto do primeiro e segundo anos do primeiro ciclo de ensino básico, terá 1.116 alunos.

Ainda este ano, o município quer avançar, no agrupamento de escolas de Barroselas, com o projeto-piloto da prática do ciclismo, orientado pelo ex-ciclista Rui Sousa, natural daquela freguesia de Viana do Castelo.

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Lusitânea Seguros (NOTICIAS)
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)

Siga-nos

Comentários

Publicidade