Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Mais de 700 pessoas envolvidas em projeto “Ensinar o Coração” de coesão e inclusão social

Rádio Alto Minho

22 Maio 2018, 16:25

Acessibilidade

Publicidade

Mais de 700 pessoas, entre pais, professores e alunos de escolas do concelho de Viana do Castelo vão ser envolvidas no projeto “Ensinar o Coração” promovido pela Câmara de Viana do Castelo, em parceria com o Gabinete de Atendimento à Família (GAF) e a Sociedade de Instrução e Recreio Darquense.

O “Ensinar o Coração”, hoje apresentado em conferência de imprensa no terraço da biblioteca municipal, pela vereadora da coesão social, juventude, voluntariado e serviços urbanos, Carlota Borges, resulta de uma candidatura de 160 mil euros apresentada pelas três entidades parceiras, aos fundos do Portugal 2020.

Carlota Borges explicou que o objetivo passa por identificar as forças e potencialidades da comunidade e dos seus agentes para, de uma forma positiva, contribuir para uma maior coesão e inclusão social, numa perspetiva de prevenção e/ou superação.


O projeto já começou a ser desenvolvido pela SIRD, com a ação designada Intervenção pela Arte, envolvendo mais de 30 pessoas.




Em junho, começam as duas ações da responsabilidade da Câmara Municipal. A primeira ação prende-se com a Capacitação para a Parentalidade Positiva, a realizar junto de 500 pessoas, através da qual “se pretende fornecer aos pais ou aos prestadores de cuidados os conhecimentos e estratégias que ajudem a promover o desenvolvimento da criança”.

Já os Laboratórios de Inovação Social, que envolverão cerca de 50 pessoas, “têm como objetivo de desenvolver ‘workshops’ e projetos inovadores que envolvam agentes locais de diferentes áreas e que se unam para contribuir para a resolução de desafios sociais”.

Em setembro, no início do ano letivo 2018/2019, será a vez do GAF arrancar com o Programa de Alfabetização Afetiva, junto de 150 pessoas,  que visa “a prevenção primária da violência de género, na educação pré-escolar e que pretende construir e aplicar, em colaboração com os agentes educativos, um programa inovador de promoção da cidadania e não discriminação”.



O projeto social “Ensinar o Coração” pretende “promover a inclusão, a coesão e o desenvolvimento das populações mais fragilizadas do concelho.

A “inovação e a criatividade, assentes numa atitude positiva e colaborativa, pretendem ser o mote para as diferentes atividades que compõem este projeto”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade