EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Mau tempo provoca 12 quedas de árvore e corta circulação na Linha do Minho em Caminha

Andrea Cruz

01 Fevereiro 2019, 9:15

Acessibilidade

Publicidade

A queda de uma árvore na freguesia de Âncora, no concelho de Caminha, obrigou hoje ao corte da circulação ferroviária na Linha do Minho durante cerca de uma hora.  Desde as 20:00 de quinta-feira registaram-se, no Alto Minho, 12 ocorrências relacionadas com quedas de árvore que “não causaram vítimas nem estragos”.

De acordo com a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo a Linha do Minho esteve cortada entre as 06:48 e as 7:48 para remoção da árvore”. Durante aquele período, informou aquela fonte, “os passageiros do comboio que seguia com destino ao Porto aguardaram no apeadeiro da Gelfa, em Caminha”.

Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da depressão “Helena”, centrada a noroeste do golfo de Biscaia, Espanha.

Esta depressão vai afetar Portugal Continental em particular no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal vão estar entre as 12:00 e as 21:00 de hoje sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima.

Além do vermelho para a agitação marítima, o IPMA emitiu avisos laranja e amarelo para hoje e sábado de vento para todos os distritos de Portugal continental, exceto Évora, e de neve para Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.

Para hoje está previsto vento forte de noroeste, com rajadas até 75/85 km/h no litoral, que deverão atingir valores da ordem de 110 km/h a norte do cabo Mondego e nas terras altas do Minho e Douro litoral e da região Centro.

Quanto à agitação marítima, a previsão aponta para a costa ocidental ondas de 5 a 7 metros, e temporariamente a norte do cabo Raso, passando a 7 a 8 metros durante a tarde e início da noite, e com uma altura máxima que poderá atingir 15 metros.

Devido à passagem de uma massa de ar polar pós-frontal fria, prevê-se ocorrência de aguaceiros que poderão ser localmente intensos, de granizo e acompanhados de trovoada, e sob a forma de neve nas terras altas.

O IPMA prevê ainda uma descida da temperatura, o que associado ao vento forte aumentará o desconforto térmico.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para a possibilidade de cheias, formação de lençóis de água e gelo e quedas de árvore devido às previsões de chuva, neve, vento e agitação marítima para os próximos dias.

Também a Autoridade Marítima Nacional alertou para o agravamento das condições meteorológicas e oceanográficas na zona norte de Portugal continental, entre a madrugada de hoje e a de sábado.

Publicidade

Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Festa do Mel (noticias)
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Queima do Judas 2019

Publicidade

Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Nobre Movel

Siga-nos

Comentários

Publicidade