Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Melgaço acolhe os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada

Rádio Alto Minho

23 Junho 2019, 22:53

Acessibilidade

Publicidade

Melgaço vai receber, de 28 a 30 de junho, os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada (Elites, Sub 23 e Femininas), competição organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Município de Melgaço. A prova integra o programa comemorativo dos 120 anos da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Durante três dias, Melgaço acolherá cerca de 200 ciclistas, as respetivas equipas técnicas e os amantes da modalidade, numa iniciativa que vai dinamizar a economia local e proporcionar um espetáculo de elevada qualidade, oferecido pelos melhores ciclistas portugueses.

O programa arranca com a disputa dos títulos nacionais de contrarrelógio, ao início da tarde de sexta-feira, dia 28. Ao meio-dia inicia-se o contrarrelógio de elite feminina, seguindo-se a prova individual de sub-23 masculinos. As duas corridas serão feitas num traçado de 24,6 quilómetros. Pouco depois das 13h00 sai para a estrada o primeiro corredor masculino de elite. A prova desta categoria terá 32,3 quilómetros. Todos os contrarrelógios vão ligar o Centro de Estágios de Melgaço à Câmara Municipal.

Sábado, 29 de junho, é o dia escolhido para as primeiras provas de fundo. Às 10h00 será dado o tiro de partida para a corrida feminina. As corredoras de elite irão percorrer 88,6 quilómetros, terminando à quarta passagem pela meta, mais uma volta do que as juniores que vão pedalar durante 66,1 quilómetros e mais duas do que as cadetes e as masters que terão de enfrentar 43,6 mil metros. Os sub-23 masculinos também lutam pelo título de fundo no sábado, a partir das 14h30. O percurso dos jovens corredores terá um total de 144,4 quilómetros. Estas duas provas começam e terminam na Câmara Municipal de Melgaço.

A corrida mais esperada é a prova de fundo para elites masculinos, marcada para as 11h00 de domingo, 30 de junho. A partida será em Castro Laboreiro e a chegada na Câmara de Melgaço, à oitava passagem pela meta, depois de percorridos 181 quilómetros.

As provas de fundo vão desenrolar-se num circuito exigente, rompe-pernas, com pouco terreno verdadeiramente plano. A meta está instalada no topo de uma rampa de um quilómetro com inclinação média de 8,5 por cento, destacando-se os 500 metros finais, em empedrado, e com uma pendente de 11 por cento.

A prova de elite e a de sub-23 guardam um ingrediente especial. Uma subida de 3 quilómetros com inclinação média de 4 por cento, que será apenas transposta na última volta, apimentando ainda mais a discussão pelas camisolas de campeão nacional.

 

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, aquando da apresentação dos Campeonatos Nacionais salientou o “espírito descentralizador” dos eventos da Federação Portuguesa de Ciclismo que este ano completa 120 anos de existência.

“Descentralizar também faz parte das preocupações do Governo. Daí o nosso apoio ao ciclismo, porque é uma modalidade que vai encontro das pessoas, basta saírem de casa e têm uma envolvência extraordinária com o Desporto”, disse João Paulo Rebelo.

“Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada são dos pontos altos do calendário velocipédico nacional”, afirmou Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo salientando que “é das provas que se realiza há mais anos e dos títulos mais cobiçados pelos ciclistas. É também a única prova que recebe todos os ciclistas portugueses, mesmo aqueles que correm no estrangeiro e que vêm cá nesta altura para participar nos Campeonatos Nacionais”.

Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, considerou ser um “privilégio” receber eventos desta dimensão: “Temos um orgulho enorme em receber os Campeonatos Nacionais de Ciclismo e estar ligados há vários anos à modalidade, quer através das provas de estrada como de BTT. É verdade que temos uma boa qualidade de terreno, mas também temos gente que sabe organizar e aqui fica o mérito para a Melsport”.

José Luís Ribeiro, presidente da Associação de Ciclismo do Minho, mostrou-se convicto que os Nacionais serão um “momento marcante na história dos 120 anos da Federação Portuguesa de Ciclismo”, assim como “memoráveis e pautados, por parte dos atletas, pela observância pelos princípios da ética, espírito e da verdade desportiva”.

José Adriano Lima, presidente do Conselho de Administração da Melsport, deixou um desafio aos atletas e às equipas: “venham ao nosso território, tragam energia e vontade de nos proporcionem um grande espetáculo desportivo, que nós, aqui em Melgaço, vamos preparar o resto, ou seja, vamos criar todas as condições para que o evento seja um êxito”.

Daniela Reis, Campeã Nacional de fundo e de contrarrelógio de elite em 2018 considerou que “os Campeonatos Nacionais são o objetivo de qualquer atleta. Poder vestir a bandeira portuguesa ao peito durante toda uma época é um orgulho enorme. No meu caso, a correr no estrangeiro, as equipas dão imenso valor a um campeão nacional e acaba por dar também mais alguma visibilidade ao ciclismo feminino português. A corrida de fundo antevê-se realmente dura, pelo percurso e pelo calor que costuma estar nesta altura do ano. O contrarrelógio parece me mais acessível do que no ano passado, mas não deixa de ser bastante duro para o que o pelotão feminino está habituado”.

João Almeida, Vice-Campeão nacional de fundo e de contrarrelógio de sub-23 em 2018, considerou que os Campeonatos Nacionais em Melgaço vão ser duros: “Acredito que será uma corrida dura e bem disputada. O nível no Nacional é sempre muito alto. A corrida é sempre muito aberta e o fator sorte/oportunidade é muito importante. Estar no sítio certo a hora certa é meio caminho andado para a vitória. Lutar pela vitória é algo muito importante para mim, uma vez que significa representar o nosso país e a nossa bandeira lá fora, dando visibilidade às cores nacionais”.

Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada promovidos pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Município de Melgaço, contam com o apoio da Melsport, Quintas de Melgaço, Ukubo, Polisport, Cision, Score Tech, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, Shimano, Vitalis, Bogani, Flynx, Strong Speed, Instituto Português do Desporto e Juventude e Jogos Santa Casa.

 

PROGRAMA

 

Sexta-feira, 28 de junho de 2019

Provas de Contrarrelógio individual (todas as categorias)

Partida: Centro de Estágios de Melgaço

Chegada: Alameda da Inês Negra, junto à Câmara Municipal de Melgaço

 

12h00: Partida das atletas Femininas

12h30: Partida dos atletas Sub 23 masculinos

13h10: Partida dos aletas Elites masculinos

 

Sábado, 29 de junho de 2019

Provas de fundo de Sub 23 masculinos e Femininas

Partida: Alameda da Inês Negra, junto à Câmara Municipal de Melgaço

Chegada: Alameda da Inês Negra, junto à Câmara Municipal de Melgaço

Femininas: Partida às 10h00 e chegada prevista para as 12h24

Sub 23: Partida às 14h30 e chegada prevista para as 18h21

 

Domingo, 30 de junho de 2019

Prova de fundo de Elites masculinos

Partida (11h00): Castro Laboreiro – Melgaço

Chegada (16h16): Alameda da Inês Negra, junto à Câmara Municipal de Melgaço.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade