Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Metaloviana levanta três estátuas de 5 metros a trabalhadores para assinalar 35 anos

Rádio Alto Minho

10 Outubro 2017, 14:26

Acessibilidade

Publicidade

A Metaloviana, empresa de metalomecânica instalada na zona industrial do Neiva vai erguer três estátuas em homenagem a atuais e antigos trabalhadores “por serem o eixo fundamental” de 35 anos de atividade e 20 milhões de euros de faturação por ano.

Em comunicado, a empresa adiantou que “a homenagem prevê a inauguração de três esculturas de cinco metros de altura do artista internacional Zadok Ben-David”.

“Esta é uma homenagem que queremos fazer aos nossos funcionários, aos atuais, aos que passaram pela empresa e aos que já faleceram, pois eles são o eixo fundamental de tudo o que fazemos”, afirmou o administrador Morais Vieira, citado naquela nota.

A cerimónia vai decorrer na sexta-feira, pelas 17:30, na sede da empresa, na presença do artista e do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A empresa, fundada há 35 anos, “começou a laborar com 30 trabalhadores e hoje emprega mais de duas centenas, cerca de 20 por cento quadros técnicos qualificados face à aposta na investigação e desenvolvimento, tendo acolhido, mais de mil estagiários”.

A empresa salienta ainda “as diversas relações familiares existentes entre os trabalhadores que emprega, como casais, irmãos, pais e filhos”.

“É um motivo de orgulho para a Metaloviana, porque o que conta primeiro são as pessoas. Ter na empresa tantas pessoas ligadas é para nós um espelho disso mesmo”, disse Morais Vieira.

Atualmente a empresa ocupa uma área de 15 mil metros quadrados de zona fabril e de 60 mil metros quadrados de plataforma logística de exportação, sendo que “70% da produção destina-se aos mercados internacionais, entre eles o angolano, moçambicano, francês, brasileiro, argelino e venezuelano”.

As três esculturas a inaugurar, na sexta-feira, foram instaladas na plataforma logística de exportação, uma criação de Zadok Ben-David que “simboliza as tarefas dos funcionários”.

Zadok Ben-David nasceu em 1949 no Iémen, acabaria por imigrar para Israel, vivendo atualmente no Reino Unido, onde estudou na St. Martin’s School of Art.

Em 1988, Ben-David representou Israel na Biennale de Veneza, tendo exposto com a sua maior exposição individual no Guangdong Art Museum em Guangzhou, China, na primavera de 2007.

Entre os prémios internacionais que conquistou contam-se o “Grande Biennial Prémio at the XIV Biennale Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira, Portugal 2007” e o “Tel Aviv Museum prize for sculpture 2005”. Em 2008, foi convidado para a realização de uma escultura para os Jogos Olímpicos de Beijing.

Foto:www.metaloviana.pt

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade